Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2006 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

ETRs reuniram mais de 800 profissionais em quatro cidades


Como parte da comemoração pelos 50 anos da Lei 2.800, que criou o Sistema CFQ/CRQs, o CRQ-IV promoveu 19 palestras técnicas na sua sede, em São Paulo, e nas cidades em que possui postos de atendimento: Araraquara, Campinas e Campo Grande. Batizados de Encontros Técnicos Regionais (ETRs), os eventos registraram 850 inscrições de profissionais interessados em adquirir e/ou atualizar conhecimentos sobre os vários temas apresentados. Algumas vagas foram reservadas aos estudantes.

O Engenheiro Manlio de Augustinis, presidente do Conselho, acompanhou pelo menos uma palestra em cada cidade e, na abertura desses encontros, mostrou que a criação do Sistema CFQ/CRQs em muito contribuiu para o fortalecimento da profissão e para o desenvolvimento tecnológico nacional. O presidente fez um balanço dos resultados dos Ciclo de Palestras, realizados em São Paulo desde 1998 e que agora começam a chegar a outras cidades sob jurisdição da entidade. Anunciou, ainda que, além dos ETRs, o Conselho programou outras ações para promover a atividade química junto à sociedade, entre elas o lançamento de um selo postal comemorativo do cinqüentenário e a realização, durante o mês de junho, de uma campanha publicitária envolvendo outdoors, spots de rádio e veiculação de anúncio em revista especializada (veja a matéria).

As palestras foram precedidas de um bate-papo como o gerente de fiscalização do Conselho, Wagner Contrera Lopes, que passou informações sobre o exercício da Responsabilidade Técnica. “O objetivo foi orientar os profissionais para evitar que, por desconhecimento, acabem punidos por infração ao Código de Ética”, explicou Lopes, acrescentando que a maior parte dos problemas encontrados pela fiscalização decorre da falta de informações sobre a abrangência daquela função.

Em Campinas, quem participou das palestras falou sobre a comodidade de poder assistir aos eventos em sua própria cidade. “Em São Paulo é bem mais difícil, a gente nem sempre pode ir por dificuldades de locomoção”, disse o Técnico em Meio Ambiente da ASA Alumínio, Carlos Alberto Zavarize. As palestras lá realizadas também atraíram profissionais de cidades próximas, como a bacharel Ana Betina Kann, residente em Valinhos. Ela disse também ter aprovado a iniciativa do Conselho de abrir um escritório na região: “foi uma mão na roda o CRQ ter instalado o escritório aqui”, ressaltou. Os escritórios de Campinas e Araraquara começaram a funcionar este ano.

O bacharel Luiz Antônio Silva inscreveu-se para as três palestras ocorridas em Campinas em 12 de maio, mas disse que estava especialmente interessado na apresentação feita pelo consultor técnico da Petrobras Guintar Luciano Baugis. “Eu trabalho no ramo de combustíveis e está sendo ótimo [participar da palestra]”, disse.

Apoio

A adesão aos ETRs em Araraquara superou as expectativas, pois não só os profissionais, como também as empresas apoiaram a iniciativa do Conselho: os profissionais, porque lotaram o auditório do Shelton In Hotel nas palestras; e as empresas, principalmente as mais distantes, porque estimularam seus funcionários a participar, cedendo, inclusive, veículos para facilitar o deslocamento. Foi o caso, por exemplo, da Unialco, uma indústria sucroalcooleira de Guararapes, distante 300 quilômetros de Araraquara, que permitiu a utilização de um de seus veículos para que seis profissionais pudessem participar das palestras do dia 13 de maio. A empresa vê nos encontros técnicos “uma forma de melhorar o nosso trabalho”, disse o Técnico Químico Cleber Costa de Martini.
Importante destacar a adesão do setor sucroalcooleiro, que apesar de estar em plena safra, com as empresas operando em até três turnos, liberou vários profissionais para participarem das palestras em Araraquara.

A Bacharel Marta Hiroko Kato, responsável pelo laboratório da unidade local da Fertibras, inscreveu-se juntamente com seu auxiliar, o Técnico Químico Paulo César Ferreira. “Os temas nos interessaram bastante porque são coisas que a gente utiliza”, justificou. O analista do Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis, Petróleo e Derivados, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Carlos Eduardo Fernandes da Silva, também falou sobre a relevância dos temas escolhidos: “eles são muito importantes para os laboratórios que estão investindo em acreditação”, avaliou.

Campo Grande

Enfrentar longas distâncias também não foi problema para muitos profissionais que participaram das palestras promovidas pelo CRQ-IV dia 20 de maio em Campo Grande (MS). As Químicas Industriais Giseli Cristina Buzzo e Vivian Scanholato Vilela, por exemplo, viajaram cerca de 600 quilômetros, de Assis (SP) até a capital do Mato Grosso do Sul, para assistirem às palestras sobre Segurança em Laboratório e Tratamento de Efluentes Complexos. “Esses eventos proporcionam muitas informações novas, além de permitirem que a gente solucione dúvidas”, disse Giseli. Ela e a colega Vivian são responsáveis pelo laboratório da faculdade de farmácia e bioquímica que a Universidade Paulista (UNIP) mantém na cidade onde moram.

A Química Darli Castro Costa, que trabalha no laboratório de bromatologia e toxicologia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, achou excelente a realização dos Encontros Técnicos Regionais. “Tenho visto palestras que deixam muito a desejar, mas estas que o Conselho trouxe para cá foram muito boas, pois esclareceram dúvidas e agregaram conhecimento”, comparou.

Carreira

Uma grande oportunidade para que os profissionais possam ampliar seu conhecimento na área da química e fortalecer suas carreiras. Assim definiu o professor doutor Flávio Leite, diretor da T&E Analítica, a iniciativa do CRQ-IV de realizar os Encontros Técnicos Regionais. Ele fez esse comentário momentos antes de iniciar a palestra sobre validação de métodos analíticos, dia 27 de maio, em Araraquara (SP).

Flávio Leite, que no âmbito dos ETRs apresentou-se duas semanas antes em Campinas (SP), disse que grande parte dos participantes levaram para aquele encontro pelo menos um problema técnico que estavam enfrentando em suas empresas. “Isso significa que as elas têm carência de informação e que os profissionais precisam cada vez mais de formação. E o Conselho está oferecendo essa formação de graça”, exaltou. Para ele, os encontros demonstram que o CRQ-IV está cumprindo seu papel como órgão que tem entre seus objetivos promover a atualização técnica da classe. Ao final da palestra de Flávio Leite foram sorteados exemplares dos livros que publicou sobre o assunto e um curso gratuito promovido por sua empresa. Os ganhadores foram Gabriela Manea, Juliano Fonseca, Marcos Machado, Ariela Polido, Regina Fontanelli e Andrea Pesce (foto).

Os ETRs foram encerrados dia 03 de junho com mais duas palestras na cidade de Campo Grande (MS). Conforme adiantou o presidente Manlio de Augustinis, é intenção de Conselho tornar este programa permanente. Tudo dependerá, salientou, do retorno que os profissionais derem ao longo dos próximos meses, enviando comentários sobre os eventos e propondo temas para futuras apresentações. Comentários, críticas e sugestões devem ser enviados para a Assessoria de Comunicação, e-mail crq4.comunica@totalwork.com.br .




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região