Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2006 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Senise lança livro contando a história do IQ-USP


 
Foi lançado no final de agosto o livro “Origem do Instituto de Química da USP: reminiscências e comentários”. A publicação é baseada nas memórias de seu autor, o professor emérito Paschoal Senise, que está na universidade desde 1935, quando ingressou na primeira turma do curso de graduação em Química, que na época pertencia à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Senise foi o primeiro diretor do IQ e também integrou o primeiro corpo de conselheiros do Conselho Federal de Química, em 1957.

No livro, ele narra a história dos cursos de Química da USP desde a abertura da primeira turma, que tinha aulas na Faculdade de Medicina, até os fatores que levaram à sua transferência para a Alameda Glette e, posteriormente, para o campus da Cidade Universitária. O professor discorre sobre a reforma universitária ocorrida no final dos anos 1960, bem como sobre a elaboração do novo estatuto da USP, que deram origem ao Instituto de Química, em 1970.

O livro traz fotografias e cópia de documentos como a ata de instalação do IQ. Há também um apêndice com os nomes dos bacharéis e licenciados formados pelo instituto de 1970 a 2005, bem como dos que se graduaram no curso de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, de 1937 a 1969.

O livro “Origem do Instituto de Química da USP: reminiscências e comentários” não será comercializado. Pessoas ligadas ao instituto interessadas em obter um exemplar deve solicitá-lo enviando e-mail ao professor Paschoal Senise.

O Informativo CRQ-IV sorteará sete exemplares da obra. Para participar, envie carta, fax ou e-mail para a Assessoria de Comunicação, com o assunto “sorteio – IQ”. Na mensagem, devem constar o nome completo e o número de registro. Estudantes cadastrados devem escrever “estudante” ao lado do nome. O sorteio será realizado dia 09 de janeiro, sendo os nomes divulgados na seção “Novidades” deste site. A obra já está disponível para consultas na Biblioteca do Conselho.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região