Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Escola de Indaiatuba conquista nova recertificação para seu curso técnico


Outras duas instituições tiveram cursos reconhecidos pelo programa do CRQ-IV

Thomaz Edson/DCSI/FIEC

Da esquerda para a direita: Nilza Chavier, assistente de direção; Marta Bérgamo, representante do curso junto ao CRQ-IV; Eliane Geiss, diretora da Fiec; o prefeito Nilson Gaspar; Andrea Mariano, gerente de Fiscalização do CRQ-IV; Geraldo Garcia, superinten- dente da Fiec; Claudemir Borgo, coordenador do curso que foi recertificado; e o secretário de Meio Ambiente Guilherme Magnusson

O Centro de Educação Profissional de Indaiatuba, da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Cepin/Fiec), instituição localizada a pouco mais de 100 km da capital paulista, teve seu curso Técnico em Química certificado pelo programa Selo de Qualidade pela quarta vez. A outorga ocorreu em 11 de novembro de 2021, após o curso passar por auditoria da Comissão de Ensino Técnico do Conselho.

Com a nova recertificação, o Cepin/Fiec completou dez anos como participante do programa, que objetiva oferecer um instrumento de identificação e certificação das escolas comprometidas com a qualidade de ensino. A iniciativa foi lançada em 2007, ano em que o CRQ-IV comemorou o cinquentenário de sua instalação.

Criado em 1985, o Cepin/Fiec é uma instituição pública vinculada à Prefeitura Municipal de Indaiatuba e tem como missão propiciar o desenvolvimento sustentável da região, com ênfase na qualificação profissional dos cidadãos. Segundo o coordenador do curso, Claudemir Adriano Borgo, a escola sempre primou pela qualidade do ensino técnico e tecnológico, “assim, a revalidação do Selo de Qualidade junto ao CRQ-IV veio de encontro ao objetivo maior da instituição”, disse.

Com mais de 400 empresas compreendendo atividades químicas em Indaiatuba e arredores, a procura pela revalidação do Selo tem um papel estratégico na busca por oferecer aos formandos maiores oportunidades profissionais. “O Selo favorece o processo de aprimoramento constante [do curso] e a inserção de nossos alunos no mercado de trabalho, contribuindo para um alto índice de empregabilidade”, afirmou Borgo. Soma-se a isso a maior credibilidade e visibilidade conferida ao curso – único da região detentor da certificação conferida pelo CRQ-IV – o que estimula o aumento da procura pela formação técnica oferecida pelo Cepin/Fiec.

Para atender aos requisitos exigidos no processo de auditoria, Borgo relatou que a escola não enfrentou grandes obstáculos, “uma vez que busca constantemente melhorias de instalações e equipamentos, e principalmente nas competências e habilidades no processo de ensino e aprendizagem do aluno”. Durante a avaliação, a Comissão de Ensino Técnico verifica aspectos como gestão dos cursos, infraestrutura, qualificação do corpo docente, projeto pedagógico, relações institucionais e com a comunidade, entre outros.
 

‘O Selo favorece o processo de aprimoramento constante [do curso] e a inserção de nossos alunos no mercado de trabalho, contribuindo para
um alto índice de empregabilidade’.
Claudemir Borgo, coordenador do curso recertificado
com o Selo de Qualidade.

Cerimônia – A entrega da placa que simboliza o Selo de Qualidade foi realizada no dia 25 de janeiro, durante uma cerimônia na sede da Cepin/Fiec. O evento teve a participação do prefeito da cidade, Nilson Gaspar. O Conselho foi representando por sua gerente de Fiscalização, a Engenheira Química Andrea Mariano. “São várias etapas para auditar a qualidade do curso. Parabenizo vocês por essa conquista”, disse ela ao entregar a placa ao mandatário local e ao superintendente da instituição de ensino, Geraldo Garcia.

O prefeito Nilson Gaspar parabenizou a equipe e os professores. “Indaiatuba tem mais de 400 empresas em atividades químicas e a grande maioria absorve a mão de obra qualificada da Fiec, pois sabe da qualidade oferecida pelo curso”, ressaltou. Por sua vez, o superintendente Garcia creditou a manutenção do Selo aos docentes do curso e a estrutura oferecida pela escola. “Os professores são altamente capacitados e fazem um excelente trabalho de profissionalização do aluno. A Fiec oferece toda a infraestrutura laboratorial, com modernos equipamentos para que tenham a prática exata da área química”, afirmou.

Também estiveram presentes na cerimônia o Secretário de Meio Ambiente, Guilherme Gaspar Magnusson; a diretora do Cepin/Fiec, Eliane Geiss; a assistente de direção, Nilza Chavier; e a professora Marta Eliza Bérgamo, representante do curso junto ao CRQ-IV.

Novas outorgas – No dia 14 de dezembro, o Plenário do CRQ-IV também concedeu a recertificação ao curso Técnico em Química – Integral e ao curso Técnico em Química – Modular Noturno mantidos pela Escola Técnica de Paulínia (Etep), também do interior paulista. Nessa mesma data, foi concedida a certificação do curso Técnico em Química – Integrado ao Ensino Médio do Colégio Alem, da cidade de Rio Claro, e a recertificação do curso Técnico em Química (Concomitante/Subsequente) dessa mesma instituição. Em breve, as placas que simbolizam o Selo de Qualidade serão entregues aos representantes dessas escolas.

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região