Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2021 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Prêmio Hans Viertler é entregue pela SBQ durante cerimônia virtual


Destinado a jovens pesquisadores, anúncio ocorreu durante a 44ª reunião da entidade

Durante sessão on-line de homenagens da 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), encerrada em 26 de novembro, foi realizada a cerimônia de premiação do Prêmio Hans Viertler para Jovens Cientistas. Simbolizada por um troféu, a honraria é concedida, a cada biênio, a pesquisadores com idade máxima de 35 anos, completados no ano anterior ao da premiação. O nome do prêmio é uma referência ao Bacharel em Química Hans Viertler, presidente do CRQ-IV e que presidiu a SBQ entre 1994 e 1996.

 

PUC-Rio

 
   Ana Percebom, primeira mulher a ganhar o prêmio

Os vencedores desta edição foram a Química e doutora em Ciências Ana Maria Percebom, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e o Químico e doutor em Materiais Poliméricos e Compósitos André Ricardo Fajardo, da Universidade Federal de Pelotas/RS (UFPel).

De acordo com a SBQ, Ana Percebom possui uma significativa produção científica, tendo publicado recentemente o trabalho intitulado “Formation and assembly of amphiphilic Janus nanoparticles promoted by polymer interactions”, em uma das mais respeitadas revistas da área de coloides, a Advances in Colloid and Interface Science.

Percebom possui, ainda, um projeto de divulgação de ciência nas mídias sociais. Só no Instagram, onde tem perto de 13,7 mil seguidores, divulga conteúdos científicos, informações sobre a vida de grandes pesquisadores, aspectos da Química no cotidiano, Sustentabilidade e conteúdos relacionados com as atividades do seu grupo de pesquisa.

A docente é a primeira mulher a receber o Prêmio Hans Viertler para Jovens Cientistas. “Dedico esse reconhecimento a todas as minhas colegas mulheres cientistas que se desdobram nas suas múltiplas jornadas de trabalho e ainda fazem ciência de qualidade. Espero que nas próximas edições do prêmio muitas outras jovens pesquisadoras venham a recebê-lo”, completou.

UFPel  

 

Fajardo é autor e revisor de artigos científicos

 

Com atuação na área de polímeros naturais e sintéticos para o desenvolvimento de materiais de diferentes aplicações (biomateriais, remediação ambiental, catálise e agricultura), André Fajardo possui uma produção científica expressiva em periódicos de alto índice de impacto, tendo publicado 45 artigos nos últimos cinco anos.

É revisor científico em mais de 20 periódicos internacionais e realiza parcerias em várias áreas do conhecimento, como Química, Bioquímica, Farmácia, Veterinária, Odontologia, Biotecnologia, entre outras, com diversas instituições, com destaque para a colaboração com o grupo de pesquisa do professor Kevin J. Edgar, da Virginia Tech, EUA.

“Fico muito feliz e honrado em receber esse reconhecimento que leva o nome do professor Hans Viertler, um exemplo de docente e de pesquisador. Acredito que o prêmio se traduzirá em motivação para mim, para os meus alunos e para os meus colegas do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel”, declarou.

A escolha dos vencedores do Prêmio Hans Viertler foi realizada por uma comissão de seleção, nomeada pela Diretoria e pelo Conselho Consultivo da SBQ, e considerou a qualidade dos trabalhos realizados de forma independente pelos profissionais e o desenvolvimento de pesquisa cientifica e/ou tecnológica nos últimos anos.

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região