Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2021 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Pesquisadores desenvolvem bateria que gera energia de restos de comida


Estudo quer resolver dois problemas: o desperdício de alimentos e a falta de energia

 

Fotos: Max Esterhuizen/Virginia Tech

Os pesquisadores Lin e Huang, da Virginia Tech, descobriram um método potencial para converter resíduos de alimentos em baterias

O que o caroço da maçã, as sobras dos grãos utilizados na produção de cerveja e as cascas de nozes têm em comum? Eles podem um dia ser usados para alimentar com energia elétrica um data center!

Enquanto o mundo trabalha em busca de maneiras econômicas e ecologicamente corretas de prover eletricidade para garantir o funcionamento desses dispositivos, dois pesquisadores do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia, instituição norte-americana mais conhecida como Virginia Tech, investigam como o desperdício de alimentos e sua biomassa associada podem ser convertidos em baterias recarregáveis.

“Esta pesquisa pode ser uma peça do quebra-cabeça para resolver os problemas de energia sustentável para baterias recarregáveis”, disse o colíder do projeto Haibo Huang , professor associado do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida. “A demanda por essas baterias reutilizáveis disparou e precisamos encontrar uma maneira de reduzir os impactos ambientais das baterias atualmente em uso”, disse.

Com base nos resultados preliminares, os pesquisadores descobriram que o componente de fibra nos resíduos alimentares são a chave para desenvolver um material de carbono avançado que poderia ser usado como ânodo, que é o terminal negativo de uma bateria.

“Nossa abordagem única de usar materiais de carbono derivados de resíduos agrícolas para hospedar metais alcalinos, como lítio e sódio, trará grandes avanços para o processamento de resíduos agrícolas e tecnologia para o desenvolvimento de baterias [baseadas nessa fonte de energia]”, explica Feng Lin, professor associado do Departamento de Química e investigador principal do projeto.

A proposta é que a pesquisa promova a utilização de resíduos gerados em sistemas agrícolas para a produção de carbono com valor agregado e, em última instância, dispositivos de armazenamento de energia, acrescentam os pesquisadores.

A equipe usa matérias-primas altamente ajustáveis, abundantes e econômicas para atender às necessidades no campo de armazenamento de energia. Usar materiais de carbono derivados de resíduos para hospedar ânodos de metal pode reduzir significativamente o uso de metal alcalino pelas baterias.

  Protótipo já consegue produzir energia a partir de resíduos agrícolas. Projeto deve ser concluído em 2 anos

Desperdício – A ideia do projeto surgiu quando ambos estavam jogando uma partida de basquete. “Nós pensamos: Por que não converter resíduos de alimentos em materiais de bateria tendo em vista a quantidade de resíduos de alimentos que existe no mundo?”, disse Huang. “A maior parte desses resíduos vai para o lixo e depois para aterros”. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), ao redor de 1,3 bilhão de toneladas, o que representa um terço da produção mundial de alimentos, é perdida todo ano.

O primeiro desafio a ser enfrentado era como produzir os ânodos, que geralmente são feitos de grafite, um recurso limitado e não sustentável.

“Como engenheiro de processamento de alimentos, posso modificar sua composição”, explicou Huang. “Eu poderia retirar as proteínas e lipídios, junto com alguns dos minerais, para ver como isso afetaria o desempenho da bateria”, completou.

Os pesquisadores descobriram que, quando certos elementos foram removidos, os compostos essenciais de celulose, hemiceluloses e lignina, após o tratamento térmico, poderiam funcionar o suficiente para uma bateria. Testes iniciais sugeriram que as fibras dos restos de alimentos permitiram o desenvolvimento de um material de carbono que pode substituir o ânodo de grafite.

Nos próximos dois anos, quando o projeto deverá ser concluído, os pesquisadores testarão ainda mais os resíduos de alimentos transformados em carbono, com “feedback” do laboratório para otimizar a ciência da bateria. A etapa final será uma análise econômica sobre a viabilidade de implementação dessa tecnologia para garantir o uso quando lançada no mercado.

Os usos iniciais previstos da tecnologia são para soluções de armazenamento de energia acessíveis para data centers ou outras grandes instalações. À medida que avançam, os pesquisadores esperam ser capazes de transformar resíduos de alimentos em um carbono sem as impurezas encontradas no atual estágio do projeto.

“Temos a oportunidade de resolver dois problemas urgentes em dois setores diferentes. Muita energia já é gasta na produção e transporte de alimentos na cadeia alimentar. Devemos recuperar o valor do desperdício de alimentos. Esta é a oportunidade perfeita, já que a produção de baterias busca materiais diferentes do carbono tradicional”, disse Huang.

Clique aqui para obter mais informações e assistir a um vídeo onde os pesquisadores contam outros detalhes do projeto.



Com informações da Ass. de
Comunicação da Virginia Tech

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região