Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2021 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Receita encontra maconha sintética em remessa postal internacional


Segundo Químicos da UFPR, substância ainda não estava descrita na literatura

Receita Federal

 

Análises indicaram que substância sintética provoca efeitos alucinógenos semelhantes aos da maconha

Os cinco volumes vindos da Holanda com destino ao estado de São Paulo chamaram a atenção dos fiscais da Receita Federal durante operação de rotina, ocorrida em agosto, no Centro Internacional dos Correios em Pinhais (PR) desde o momento em que passaram no aparelho de scanner. Ao abrirem os pacotes, eles encontraram de 1,2 kg de uma matéria sólida compactada de tom amarelado.

A seguir, amostras da substância foram enviadas ao Centro de Ciências Forenses do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para análise. Em meados de setembro, o laudo emitido pelo Laboratório Multiusuário de Ressonância Magnética Nuclear daquele Centro foi taxativo: “A análise exaustiva dos dados de RMN [Ressonância Magnética Nuclear] obtidos para a amostra e a comparação destes com a literatura, permitiu concluir que se trata de uma substância da classe dos canabinoides sintéticos. Além disso, os dados permitiram concluir que se trata de um novo canabinoide sintético, ainda não descrito na literatura”, destacou o documento.

Segundo explicou à Folhapress o professor Anderson Barison, coordenador do laboratório responsável pela análise, a maconha sintética não tem origem na planta. O canabinoide sintético é feito em laboratório e simula os efeitos da cannabis natural. “O que esse canabinoide que identificamos tem de inédito é uma pequena modificação na molécula. Para enganar a legislação, são feitas modificações na molécula, diferente das descritas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], tornando difícil para as agências de controle identificarem a substância como uma droga ilegal”, explicou o Químico.

O especialista disse ainda que os canabinoides sintéticos são uma classe de substância, com funções químicas características em algumas moléculas. “Eles contam com um núcleo básico semelhante. O que [os traficantes] fizeram [na nova droga apreendida] foram pequenas modificações nesse núcleo básico da molécula. Como um exemplo, trocaram nitrogênio por cloro, colocando também um grupo de CH3 “, exemplificou.

A descoberta foi possível graças à operacionalização de um projeto-piloto que prevê a cooperação técnica entre a Receita Federal e a UFPR. O objetivo da Receita encontra maconha sintética em remessa postal internacional Segundo Químicos da UFPR, substância ainda não estava descrita na literatura cooperação é desenvolver estudos acerca do uso da RMN de alta e baixa resolução para análises de materiais suspeitos.

A perspectiva é de que a parceria traga bons frutos tanto para Receita Federal, que poderá aperfeiçoar a detecção de substâncias ilícitas e impedir o tráfico internacional de drogas, quanto para a UFPR, que poderá proporcionar aos estudantes de graduação e de pós-graduação acesso a uma variedade maior de matérias-primas para realização de análises.



Com informações da Receita
Federal e Ya
hoo! Notícias





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região