Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Acesso à informação
Atendimento Presencial
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Competências e Estrutura Organizacional
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Logística reversa - Convênio
Noticiário
Ouvidoria
PDQ
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago/2021 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Livro, portal e conferências marcam os 60 anos de criação da Fapesp


Entidade paulista de fomento à pesquisa anuncia programação das comemorações

Divulgação

Capa do primeiro fascículo que comporá o livro que contará a história da Fapesp e seus futuros projetos


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou no dia 22 de julho o site que dá acesso à introdução e ao primeiro dos dez fascículos digitais que comporão o livro comemorativo dos 60 anos de criação da entidade, que é mantida pelo governo do Estado. No formato PDF e com 60 páginas, o fascículo de estreia está disponível aqui.

O livro está sendo organizado pelo pesquisador Carlos Vogt, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e presidente da Fapesp de 2002 a 2007.

O trabalho será publicado em fascículos digitais mensais, entre julho deste ano e abril de 2022. O conjunto dos dez fascículos comporá os capítulos de um livro impresso sob o selo das editoras da Universidade de São Paulo, Unicamp e Universidade Estadual Paulista (Unesp), a ser lançado em maio do ano que vem.

A introdução do livro traz um texto do atual presidente da entidade, Marco Antonio Zago, com informações sobre a instituição e uma linha do tempo que destaca projetos e programas de grande impacto para o avanço da pesquisa em São Paulo.

O primeiro capítulo, intitulado “Seis décadas de ciência e desenvolvimento”, oferece um panorama histórico da contribuição da Fapesp para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do Estado, com números referentes a investimentos, projetos, produção científica, entre outros.

O segundo fascículo, “DNA da ciência paulista”, será lançado neste mês de agosto, seguido pelos seguintes títulos: “Pioneirismo digital” (setembro), “Grandes projetos, grandes resultados” (outubro), “Políticas públicas baseadas em evidência” (novembro), “Contribuição social, cultural e artística” (dezembro), “Inovação e empreendedorismo” (janeiro 2022), “Diversidade e inclusão” (fevereiro), “Lições da pandemia (março) e “De olho no futuro” (abril).

Portal – A Fapesp também lançou o portal que reunirá todas as iniciativas com as quais celebrará os seus 60 anos. Além de acesso ao livro FAPESP 60 anos: Ciência, Cultura e Desenvolvimento, o sítio abriga o compilado “A FAPESP e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável [ODS]”, que indexa seu portfólio de programas, projetos apoiados e notícias relacionadas a cada um dos 17 ODS com o objetivo de facilitar o acesso às pesquisas relacionadas e subsidiar políticas públicas nas diferentes áreas.

O portal abrigará, ainda, a série “Conferências FAPESP 60 anos”. Duas delas já foram realizadas em junho e julho, tendo como conferencistas Celso Lafer, que falou sobre Ciência e Diplomacia, e Carlos Joly, Paulo Artaxo e Mercedes Bustamante, que trataram das questões da Biodiversidade e Mudanças climáticas. Estão programadas mais cinco conferências para até o final deste ano. Com palestrantes do Brasil e do exterior, elas abordarão os seguintes temas: Sociedades violentas (agosto), Desafios à saúde global (setembro), O uso de evidências e dados para a melhoria da educação nacional (outubro), Química medicinal e produtos naturais (novembro) e Memória cultural (dezembro). Para o decorrer de 2022 estão programadas mais onze conferências com temas relacionados às diversas áreas do conhecimento.

No portal também estarão disponíveis as biografias dos presidentes e diretores científicos da Fapesp, vídeos, entre outras informações que oferecem aos visitantes uma visão geral da atuação e gestão da fundação nos últimos 60 anos e um panorama dos principais desafios para o futuro.

 

Com informações da Agência Fapesp





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região