Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago/2021 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Livro, portal e conferências marcam os 60 anos de criação da Fapesp


Entidade paulista de fomento à pesquisa anuncia programação das comemorações

Divulgação

Capa do primeiro fascículo que comporá o livro que contará a história da Fapesp e seus futuros projetos


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou no dia 22 de julho o site que dá acesso à introdução e ao primeiro dos dez fascículos digitais que comporão o livro comemorativo dos 60 anos de criação da entidade, que é mantida pelo governo do Estado. No formato PDF e com 60 páginas, o fascículo de estreia está disponível aqui.

O livro está sendo organizado pelo pesquisador Carlos Vogt, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e presidente da Fapesp de 2002 a 2007.

O trabalho será publicado em fascículos digitais mensais, entre julho deste ano e abril de 2022. O conjunto dos dez fascículos comporá os capítulos de um livro impresso sob o selo das editoras da Universidade de São Paulo, Unicamp e Universidade Estadual Paulista (Unesp), a ser lançado em maio do ano que vem.

A introdução do livro traz um texto do atual presidente da entidade, Marco Antonio Zago, com informações sobre a instituição e uma linha do tempo que destaca projetos e programas de grande impacto para o avanço da pesquisa em São Paulo.

O primeiro capítulo, intitulado “Seis décadas de ciência e desenvolvimento”, oferece um panorama histórico da contribuição da Fapesp para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do Estado, com números referentes a investimentos, projetos, produção científica, entre outros.

O segundo fascículo, “DNA da ciência paulista”, será lançado neste mês de agosto, seguido pelos seguintes títulos: “Pioneirismo digital” (setembro), “Grandes projetos, grandes resultados” (outubro), “Políticas públicas baseadas em evidência” (novembro), “Contribuição social, cultural e artística” (dezembro), “Inovação e empreendedorismo” (janeiro 2022), “Diversidade e inclusão” (fevereiro), “Lições da pandemia (março) e “De olho no futuro” (abril).

Portal – A Fapesp também lançou o portal que reunirá todas as iniciativas com as quais celebrará os seus 60 anos. Além de acesso ao livro FAPESP 60 anos: Ciência, Cultura e Desenvolvimento, o sítio abriga o compilado “A FAPESP e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável [ODS]”, que indexa seu portfólio de programas, projetos apoiados e notícias relacionadas a cada um dos 17 ODS com o objetivo de facilitar o acesso às pesquisas relacionadas e subsidiar políticas públicas nas diferentes áreas.

O portal abrigará, ainda, a série “Conferências FAPESP 60 anos”. Duas delas já foram realizadas em junho e julho, tendo como conferencistas Celso Lafer, que falou sobre Ciência e Diplomacia, e Carlos Joly, Paulo Artaxo e Mercedes Bustamante, que trataram das questões da Biodiversidade e Mudanças climáticas. Estão programadas mais cinco conferências para até o final deste ano. Com palestrantes do Brasil e do exterior, elas abordarão os seguintes temas: Sociedades violentas (agosto), Desafios à saúde global (setembro), O uso de evidências e dados para a melhoria da educação nacional (outubro), Química medicinal e produtos naturais (novembro) e Memória cultural (dezembro). Para o decorrer de 2022 estão programadas mais onze conferências com temas relacionados às diversas áreas do conhecimento.

No portal também estarão disponíveis as biografias dos presidentes e diretores científicos da Fapesp, vídeos, entre outras informações que oferecem aos visitantes uma visão geral da atuação e gestão da fundação nos últimos 60 anos e um panorama dos principais desafios para o futuro.

 

Com informações da Agência Fapesp





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região