Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago/2021 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Congresso retira de MP emenda que propunha fim do piso salarial


Pressão de entidades e de profissionais forçou a exclusão do “Jabuti”

Em sessão realizada no dia 5 de agosto, a Câmara dos Deputados definiu o texto final da Medida Provisória (MP) 1.040/2021 e acatou a proposta do Senado para supressão da emenda que revogava a Lei nº4.950-A. Vigente desde 1966, essa lei define o piso salarial dos diplomados em cursos superiores de Química, Agronomia, Arquitetura, Engenharia e Veterinária. No jargão do Legislativo, a emenda foi considerada um “Jabuti”, pois não tinha relação direta com o objeto da MP.

O texto inicial da MP, proposta pelo governo federal para modernizar o ambiente de negócios no País, apresentava em seu artigo 33 a revogação de mais de 30 leis ou trechos de leis. A 4.950-A não estava entre elas, mas foi inserida por emenda apresentada pelo deputado Alexis Fonteyne, do Partido Novo (SP). “Não cabe a lei restringir o direito do profissional especializado de prestar seus serviços ao valor que vier a acordar, não importando a forma de contratação, respeitadas as disposições constitucionais”, escreveu o parlamentar, um empresário da região de Campinas, na justificativa de sua emenda.

  Cartaz divulgado nas redes sociais

Durante a votação no Senado, os parlamentares incluíram uma série de modificações no texto vindo da Câmara, mas por requerimento de vários deles, entre os quais o relator Irajá (PSD-TO), decidiram impugnar a emenda que extinguia a 4.950-A. O entendimento foi de que ela estava fora do escopo original da proposta do governo.

No retorno da MP à Câmara dos Deputados, todas as alterações feitas foram rejeitadas pelo relator Marco Bertaiolli (PSD-SP), o que causou protestos por parte dos senadores. O presidente daquela Casa, Rodrigo Pacheco, ameaçou recorrer ao Supremo Tribunal Federal, o que não havia ocorrido até o fechamento desta edição. A exclusão da emenda sobre a Lei 4.950-A, contudo, foi mantida por Bertaiolli depois que os deputados aprovaram um destaque restabelecendo a decisão do Senado somente neste ponto.

A MP passou a se chamar Projeto de Lei de Conversão nº 15/2021, incluindo a emenda do Senado Federal, que foi enviado no dia 5 de agosto para análise e, possivelmente, sanção da Presidência da República. O piso assegurado pela Lei 4.950-A, portanto, continua valendo.

Movimentação – Ao lado dos Conselhos cujos profissionais seriam prejudicados pela extinção da Lei 4.950-A, o Sistema CFQ/CRQs emitiu uma nota de repúdio à medida e iniciou uma movimentação política para barrar a mudança no Senado e também na Câmara. Na semana em que ocorreu a votação, foi realizada uma campanha nas redes sociais com fotos de profissionais exibindo cartazes com a hashtag #ValorizaçãoProfissional - Piso salarial, sim!! MP 1040, não!!





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região