Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2021 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Coronavírus - Químicos são essenciais na cadeia de produção das vacinas



Muito tem se falado sobre o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), principal componente para a fabricação de vacinas, como as da AstraZeneca/Oxford, que aqui no Brasil estão sob a responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz, e da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Por trás dos holofotes em torno da nova sigla associada à Covid-19 estão também os profissionais da Química, que são essenciais no processo de produção e controle desse componente farmacológico e ganham mais destaque no cenário científico atual.

Arquivo pessoal

  Lima Filho: fundamentos da Química acompanham pesquisadores no desafio de produzir imunizantes

O Químico Industrial e doutor em Vigilância Sanitária Ubiracir Fernandes Lima Filho, integrante da Comissão de Química Farmacêutica (CQFar) do Conselho Regional de Química - IV Região (CRQ-IV), explica que a vacina é um produto farmacotecnicamente elaborado que contém, entre outras substâncias químicas, o IFA. Esse insumo é uma molécula complexa (macromolécula) derivada ou quimicamente semelhante ao microrganismo invasor particular, causador de doença. A molécula é reconhecida pelo sistema imunológico dos indivíduos submetidos à vacina e promove uma resposta, chamada de “biossíntese de imunoglobulinas específicas”, que o protege de uma doença associada àquele invasor.

“Durante o processo de desenvolvimento e produção, e mesmo no controle daquelas imunoglobulinas específicas presentes no organismo dos indivíduos imunizados, utilizam-se métodos analíticos de respostas químicas destes biopolímeros em técnicas validadas, tais como aquelas que se baseiam em princípios eletroforéticos, fotométricos e outros. Neste sentido, na cadeia de processo, fundamentos da Química também acompanham pesquisadores multidisciplinares no desafio de produzir os imunizantes”, destaca Lima Filho.

Também membro da CQFar, o Engenheiro Químico e mestre em Engenharia Química Wilson Zeferino Franco Filho lembra que, neste momento, as produções das vacinas estão dependendo da chegada de novas remessas do IFA, que é importado de diversos fabricantes da China. “Nós já temos profissionais altamente especializados e condições de transformar esse insumo em vacinas. Aliás, o Brasil já teve seis unidades produtoras de vacinas e hoje conta com apenas duas que estão lutando para entregar as vacinas da AstraZeneca e da Sinovac. O que falta no País é priorizar os investimentos em Ciência, Saúde e na indústria farmacêutica, fundamentais para o futuro”, ressalta.

Arquivo pessoal

É preciso priorizar investimentos em Ciência e Saúde, que são fundamentais para o futuro, avalia Franco Filho

 

Para o Engenheiro, além de enaltecer a importância do setor, a pandemia “escancarou” ainda mais a necessidade de aplicação de recursos, especialmente na produção local. Ele lembra que, recentemente, o Grupo União Química iniciou localmente a produção da vacina contra a Covid-19, a Sputnik V, desenvolvida na Rússia, a partir de um lote-piloto do IFA. Com as adequações na planta farmacêutica em Brasília (DF), a expectativa é de produzir 8 milhões de doses por mês no País.

Além disso, uma nova fábrica do Instituto Butantan está em construção na Zona Oeste de São Paulo, o que vai permitir a produção da vacina sem depender de insumos importados. Quando o recebimento do IFA estiver regularizado, a estimativa é de que o Butantan possa fabricar um milhão de doses da CoronaVac diariamente.

Valorização – Com a pandemia da Covid-19, a atuação dos profissionais da Química ganhou mais destaque pela versatilidade e desempenho em diversas áreas que impactam diretamente o dia a dia da população. Eles estão presentes na mobilização da comunidade científica e da sociedade em uma ampla rede de fabricação de produtos, pesquisas e desenvolvimento de novos equipamentos. Também atuam na divulgação de informações corretas, precisas e confiáveis.

“Por isso, é muito importante que, a partir de agora, tanto profissionais que estão no mercado quanto estudantes que queiram ingressar nos diversos cursos da área química, estejam preparados para enfrentar os desafios futuros e as oportunidades de atuar nas produções locais, atendendo às necessidades do País, sempre apostando na Ciência e na Saúde”, defende Franco Filho.

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região