Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Bolsa de Empregos: empresas e profissionais elogiam o serviço


Criada em 2001 em parceria com o Sindicato dos Profissionais da Química do Estado de São Paulo (Sinquisp), a Bolsa de Empregos CRQ-IV conta atualmente com cerca de mil empresas cadastradas. A rapidez e o bom volume de currículos recebidos é o que motiva indústrias químicas e consultorias de recursos humanos a anunciar ofertas de emprego. A Bolsa integra o site do Conselho ( www.crq4.org.br/bolsa ).

O Informativo conversou com responsáveis por seleção de pessoal de algumas empresas cadastradas e constatou que muitos deles descobriram o serviço por causa da divulgação feita pelos próprios profissionais da química. “No ano passado, nós estávamos com dificuldades para encontrar pessoal para trabalhar no laboratório e, pela indicação de químicos que trabalham com a gente, chegamos à Bolsa de Empregos”, relata a analista de recursos humanos Michele Berno, da Henkel (São Paulo/SP) – multinacional que atua nos segmentos de adesivos, tratamento de superfícies e cosméticos.

O proprietário da JPugliesi Consultoria e Gestão (de Campinas/SP), Júlio Pugliesi, também descobriu a Bolsa por meio de um Profissional da Química. Pugliesi o entrevistava para o processo seletivo de um de seus clientes, quando recebeu a sugestão de utilizar a Bolsa para futuras contratações na área. “Por que você não consulta o site do Conselho Regional de Química? Eles têm uma Bolsa excelente!”, propôs o profissional. Desde então, o consultor tem feito uso do serviço e obtido bons resultados. “A Bolsa facilita muito o meu trabalho”, afirma.

O sócio-gerente da Solven (de Hortolândia/SP), Paulo Moreira, utiliza a Bolsa de Empregos desde 2002. “Eu acho uma ferramenta fantástica. É muito melhor do que anunciar em jornal ou outros sites porque quem acessa o site do CRQ-IV é o profissional ou estudante da área química de que você precisa”, compara. O empresário, inclusive, sugeriu ao CRQ-VII que implantasse um serviço semelhante no estado da Bahia, onde a empresa possui unidade fabril. A Solven produz e distribui produtos químicos e solventes.

A psicóloga Leide Ferreira Sper, da Alliança RH (de São José do Rio Preto/SP), diz se surpreender com o resultado da Bolsa, pois tão logo a divulgação da vaga é iniciada, os currículos começam a chegar. “Às vezes, nem preciso anunciar em outros canais”, conta. A coordenadora de RH dos laboratórios de controle de qualidade Falcão Bauer, Silvia Prado, também constatou essa eficiência. “Anuncio em outros sites, mas o retorno maior é o da Bolsa do Conselho”, constata.

Paulo Moreira, da Solven, destaca como ponto positivo não só o volume, mas também a qualidade dos currículos recebidos. “Os melhores vendedores técnicos que eu tive contratei pela Bolsa”, afirma. Pugliesi, consultor de RH, garante que vale a pena o Profissional da Química ficar atento às vagas anunciadas e enviar currículo candidatando-se às que condizem com seu perfil. “Mesmo que o currículo não seja aproveitado naquela ocasião, eu o deixo arquivado e entro em contato quando surge uma oportunidade”, diz o consultor.

Tão importante quanto uma formação técnica sólida, as empresas buscam outras qualidades nos empregados que desejam contratar. Michele Berno, da Henkel, conta que a empresa prefere profissionais que possuam características como capacidade de trabalhar em equipe, pensamento analítico e sociabilidade.

Além de reunir apenas currículos de profissionais habilitados a atuar nos mais diferentes segmentos da Química e de estudantes que procuram estágios, outro grande atrativo da Bolsa é a sua gratuidade. O serviço também está disponível para empresas de outros estados, agências de recrutamento e seleção e firmas que, mesmo pertencentes a ramos econômicos diversos, necessitam dos serviços de profissionais da química.

Um diferencial bastante valorizado pelas empresas é a possibilidade de a anunciante optar pelo sigilo, ou seja, precisa divulgar suas vagas, mas prefere que seu nome seja revelado apenas aos candidatos que forem chamados para o processo seletivo.

Cada oferta de emprego permanece em divulgação por 30 dias. Após esse período, o responsável pela vaga recebe um e-mail comunicando o fim do prazo e indagando se deseja manter o anúncio ou desativá-lo. Caso escolha a segunda opção, a oferta de emprego deixará de ser divulgada, mas permanecerá no banco de dados. Assim, quando a empresa necessitar de uma nova contratação para o mesmo cargo, bastará acessar sua conta com login e senha e reativá-la, sem ter de preencher novo formulário.

A Bolsa de Empregos CRQ-IV funciona exclusivamente pela internet, no endereço www.crq4.org.br/bolsa . As regras de utilização e todas as instruções de uso encontram-se nos links existentes no centro da página. Orientações adicionais poderão ser solicitadas à Assessoria de Comunicação do Conselho, responsável pelo gerenciamento do serviço, pelo telefone (0xx11) 3061-6017 ou pelo e-mail crq4.comunica@totalwork.com.br .

 
Profissionais também aprovam

Depois de ficar três meses desempregado, o Técnico em Química Divair Provinzale decidiu procurar uma oportunidade de trabalho cadastrando seu currículo na Bolsa de Empregos. Para sua surpresa, uma semana depois foi contatado pela Audax Química, indústria de produtos cosméticos e domissanitários. As negociações deram certo e ele foi contratado para trabalhar na área de controle de qualidade.

Provinzale conta que não chegou sequer a se candidatar à vaga oferecida pela Audax. A empresa analisou o currículo que ele inseriu na Bolsa de Empregos e lhe enviou um e-mail com a proposta de trabalho. O Técnico elogia a rapidez com que obteve retorno e diz que tem recomendado a Bolsa aos estagiários que passam pela Audax.

Por meio da Bolsa de Empregos CRQ-IV, o Técnico Químico Tiago Conte foi contratado em julho deste ano pela Henkel, multinacional com presença em 125 países. Embora empregado, desde agosto do ano passado buscava uma chance numa empresa com boa estrutura de trabalho, benefícios atrativos e oportunidades de crescimento profissional. Em maio passado, candidatou-se a algumas vagas divulgadas e em apenas dois dias recebeu retorno da Henkel. Participou do processo seletivo e foi escolhido. Satisfeito com o resultado, Conte, passou a recomendar a Bolsa para os amigos. Outra profissional recém-contratada pela empresa, via Bolsa, foi a Bacharel Simone Sampei, que já está atuando como Química de Desenvolvimento da unidade de Diadema/SP.

O CRQ-IV/Sinquisp não fazem a intermediação do contato entre as empresas anunciante e os profissionais. Também não indicam nomes, mesmo quando solicitados, pois um dos princípios da Bolsa é a garantia do sigilo. Justamente por esta razão, não é possível elaborar uma estatística sobre o número e profissionais que conseguiram emprego desde que o serviço entrou em operação. É possível informar, porém, que quase todos os dias novas ofertas de emprego são anunciadas. De janeiro a junho deste ano foram publicadas 137 vagas.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região