Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Acesso à informação
Atendimento Presencial
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Competências e Estrutura Organizacional
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Logística reversa - Convênio
Noticiário
Ouvidoria
PDQ
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2020 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Webinar - Para evitar aglomerações, CRQ-IV passa a fazer eventos pela Internet


Para atender às restrições decorrentes da pandemia de Covid-19 que, entre outras, proíbem aglomerações de pessoas, o CRQ-IV decidiu contornar esse problema promovendo alguns eventos pela internet, na modalidade webinar. Veiculado a partir da plataforma Zoom, o primeiro deles ocorreu no dia 25 de maio sob o tema “Águas Subterrâneas”. Na sequência, mais quatro apresentações virtuais foram promovidas: Álcool em Gel (28/05 e 04/06), Gestão de Resíduos (03/06) e o Workshop on-line sobre Validação de Higienização de Alimentos (05/06).

Divulgada pelo site e pelas páginas do Conselho nas redes sociais, a novidade foi muito bem recebida pelo público. O primeiro webinar teve a participação de 110 profissionais. Nos demais, o público alcançou a lotação completa, de 300 pessoas. Porém, muitos que se inscreveram não apareceram, impedindo a participação de colegas.

Alguns participantes do primeiro webinar conversaram com o Informativo e comentaram sobre a experiência:

Fotos: Divulgação

 

 

Vanessa Angelo, de Itupeva

Vanessa Cristine Rodrigues Angelo, de 32 anos, classificou como muito boa sua primeira experiência em um webinar. Moradora de Itupeva e trabalhando como Técnica de Sistema de Saneamento da Sabesp, ela disse ter se interessado pelo evento porque tem relação com sua atividade. Vanessa gostou da ideia de o Conselho promover treinamentos à distância: “quando o curso é basicamente teórico, supre muito bem as necessidades e evita gastos de locomoção”, disse.

Analista de laboratório sênior da Midori Auto Leather, de Penápolis, a Técnica em Química Daiane Simon Andrade Bonafin, de 27 anos. participou pela primeira vez de um evento promovido pelo CRQ-IV. Com a experiência de quem já assistiu a outros webinares, ela avaliou como muito bom o conteúdo apresentado e a didática dos palestrantes. "Minha atividade atual não tem relação com o tema "Águas Subterrâneas", porém é assunto do meu interesse", declarou.

 

Cavalcante: mais 15 ou 30 minutos

Apesar de preferir treinamentos presenciais, o Engenheiro Químico Caio de Oliveira Cavalcante, de 31 anos e morador em Mogi das Cruzes, concorda que o cenário atual exige adaptações. Se forem bem conduzidos, acredita Oliveira, os treinamentos à distância se aproximam, na medida do possível, da qualidade dos presenciais. O engenheiro considerou que o conteúdo foi bem apresentado, mas sugeriu que os próximos eventos tenham de 15 a 30 minutos a mais de duração.

A Bacharel em Química Geovana Rodrigues de Castilho, de 24 anos, mora em Bauru e trabalha como Técnica na Unisagrado. Mesmo não desempenhando atividades ligadas ao tema do webinar, do qual tomou conhecimento ao visitar o site do Conselho, ela decidiu participar para agregar conhecimento e também ter sua primeira experiência em um

 Experiência inovadora, diz Andreza
 

evento desse tipo. Geovana considerou a apresentação boa, mas superficial em razão do tempo disponível. "No momento que estamos passando acho ótima a forma de conhecimento [via internet], mas sou adepta do método presencial", completou.

Moradora na cidade de Taquaritinga, Andreza Renata Zambelli, 42 anos, soube do webinar porque é seguidora da página do Conselho no Facebook. Atuando como Auxiliar de Docente na Escola Técnica Estadual de sua cidade, ela decidiu participar para adquirir algum conhecimento, já que este não é um tema profundamente abordado nos curso da área. “Foi uma experiência muito bacana e inovadora no meu caso, que nunca havia participado de um webinar”, disse a profissional.

 


 

Comissão atualiza cartilha sobre a
Política Nacional de Recursos Sólidos

Foi disponibilizada em 2 de junho a edição 2020 da cartilha Aspectos Jurídicos e Técnicos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Produzida pela Comissão Técnica de Meio Ambiente (CTMA) do CRQ-IV, a publicação é uma atualização do volume lançado em 2015. A apresentação oficial do trabalho ocorreu durante webinar que integrantes do grupo realizaram no dia seguinte e que está disponível aqui.

De acordo com a Engenheira Química Andrea de Batista Mariano, coordenadora da CTMA, o grupo trabalhou durante seis meses para concluir a revisão do material. Segundo explicou, no decorrer dos últimos cinco anos, houve uma significativa mudança nas legislações e uma evolução na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que incluiu aspectos socioambientais e a sistemática de logística reversa.

Clique aqui para baixar a publicação, que possui apenas versão digital.

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região