Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2020 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Webinar - Para evitar aglomerações, CRQ-IV passa a fazer eventos pela Internet


Para atender às restrições decorrentes da pandemia de Covid-19 que, entre outras, proíbem aglomerações de pessoas, o CRQ-IV decidiu contornar esse problema promovendo alguns eventos pela internet, na modalidade webinar. Veiculado a partir da plataforma Zoom, o primeiro deles ocorreu no dia 25 de maio sob o tema “Águas Subterrâneas”. Na sequência, mais quatro apresentações virtuais foram promovidas: Álcool em Gel (28/05 e 04/06), Gestão de Resíduos (03/06) e o Workshop on-line sobre Validação de Higienização de Alimentos (05/06).

Divulgada pelo site e pelas páginas do Conselho nas redes sociais, a novidade foi muito bem recebida pelo público. O primeiro webinar teve a participação de 110 profissionais. Nos demais, o público alcançou a lotação completa, de 300 pessoas. Porém, muitos que se inscreveram não apareceram, impedindo a participação de colegas.

Alguns participantes do primeiro webinar conversaram com o Informativo e comentaram sobre a experiência:

Fotos: Divulgação

 

 

Vanessa Angelo, de Itupeva

Vanessa Cristine Rodrigues Angelo, de 32 anos, classificou como muito boa sua primeira experiência em um webinar. Moradora de Itupeva e trabalhando como Técnica de Sistema de Saneamento da Sabesp, ela disse ter se interessado pelo evento porque tem relação com sua atividade. Vanessa gostou da ideia de o Conselho promover treinamentos à distância: “quando o curso é basicamente teórico, supre muito bem as necessidades e evita gastos de locomoção”, disse.

Analista de laboratório sênior da Midori Auto Leather, de Penápolis, a Técnica em Química Daiane Simon Andrade Bonafin, de 27 anos. participou pela primeira vez de um evento promovido pelo CRQ-IV. Com a experiência de quem já assistiu a outros webinares, ela avaliou como muito bom o conteúdo apresentado e a didática dos palestrantes. "Minha atividade atual não tem relação com o tema "Águas Subterrâneas", porém é assunto do meu interesse", declarou.

 

Cavalcante: mais 15 ou 30 minutos

Apesar de preferir treinamentos presenciais, o Engenheiro Químico Caio de Oliveira Cavalcante, de 31 anos e morador em Mogi das Cruzes, concorda que o cenário atual exige adaptações. Se forem bem conduzidos, acredita Oliveira, os treinamentos à distância se aproximam, na medida do possível, da qualidade dos presenciais. O engenheiro considerou que o conteúdo foi bem apresentado, mas sugeriu que os próximos eventos tenham de 15 a 30 minutos a mais de duração.

A Bacharel em Química Geovana Rodrigues de Castilho, de 24 anos, mora em Bauru e trabalha como Técnica na Unisagrado. Mesmo não desempenhando atividades ligadas ao tema do webinar, do qual tomou conhecimento ao visitar o site do Conselho, ela decidiu participar para agregar conhecimento e também ter sua primeira experiência em um

 Experiência inovadora, diz Andreza
 

evento desse tipo. Geovana considerou a apresentação boa, mas superficial em razão do tempo disponível. "No momento que estamos passando acho ótima a forma de conhecimento [via internet], mas sou adepta do método presencial", completou.

Moradora na cidade de Taquaritinga, Andreza Renata Zambelli, 42 anos, soube do webinar porque é seguidora da página do Conselho no Facebook. Atuando como Auxiliar de Docente na Escola Técnica Estadual de sua cidade, ela decidiu participar para adquirir algum conhecimento, já que este não é um tema profundamente abordado nos curso da área. “Foi uma experiência muito bacana e inovadora no meu caso, que nunca havia participado de um webinar”, disse a profissional.

 


 

Comissão atualiza cartilha sobre a
Política Nacional de Recursos Sólidos

Foi disponibilizada em 2 de junho a edição 2020 da cartilha Aspectos Jurídicos e Técnicos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Produzida pela Comissão Técnica de Meio Ambiente (CTMA) do CRQ-IV, a publicação é uma atualização do volume lançado em 2015. A apresentação oficial do trabalho ocorreu durante webinar que integrantes do grupo realizaram no dia seguinte e que está disponível aqui.

De acordo com a Engenheira Química Andrea de Batista Mariano, coordenadora da CTMA, o grupo trabalhou durante seis meses para concluir a revisão do material. Segundo explicou, no decorrer dos últimos cinco anos, houve uma significativa mudança nas legislações e uma evolução na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que incluiu aspectos socioambientais e a sistemática de logística reversa.

Clique aqui para baixar a publicação, que possui apenas versão digital.

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região