Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2008 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial - Atualização Profissional


 
A importância de o Profissional Química manter-se atualizado é um assunto constantemente tratado por este Informativo. Por seu lado, o CRQ-IV vem atuando, há muito tempo, no sentido de facilitar o acesso de seu público a programas de treinamento, seja promovendo palestras e/ou cursos gratuitos, seja fazendo parcerias com empresas para sorteio de bolsas de estudo.

Nesta edição, por exemplo, estão divulgadas as iniciativas das comissões técnicas de Meio Ambiente e Cosméticos da entidade de promoverem cursos subsidiados, que tratam de temas que estão na ordem do dia. Também são destacadas duas parcerias com entidades de classe, a Abrafati e a ABC, que promoverão palestras gratuitas.

Manchete da última edição, os gases industriais usados na clínica médica voltam a merecer destaques. O primeiro é um resumo dos argumentos técnicos que as indústrias enviaram à Anvisa para tentar demovê-la da intenção de caracterizar esses produtos como medicamentos. Entre as conseqüências, a pretendida reclassificação impedirá que os profissionais da química continuem respondendo tecnicamente pela produção de tais gases. O segundo destaque é a reação do CRQ-IV a um e-mail que circulou mês passado na Internet e que o acusava de estar discriminando outras categorias profissionais e de ser contra a adoção de BPFs no segmento. O caso foi denunciado à Anvisa.

Justiça - Como já vem fazendo via site, o CRQ-IV informa que a Justiça Federal vetou a resolução do CFQ que desmembrou o Mato Grosso do Sul da IV Região e criou um novo CRQ. O assunto segue sob júdice. 

Feicana teve participação do CRQ-IV e do Sindicato

Cerca de 100 profissionais, representantes de empresas e estudantes visitaram o estande do CRQ-IV e do Sindicato dos Profissionais da Química de São Paulo (Sinquisp) na Feira de Negócios do Setor de Bioenergia (Feicana/Feibio), realizada em Araçatuba/SP, de 24 a 26 de fevereiro. Esta foi a quarta vez que o Conselho marcou presença no evento, considerado um dos mais importantes do País e que reúne empresas nacionais e estrangeiras.

A participação na Feicana é apenas uma das ações que o Conselho vem desenvolvendo no Oeste Paulista para conscientizar os empresários do setor sucroalcooleiro sobre a necessidade de manterem profissionais da química à frente dos processos destinados à produção de açúcar e biocombustíveis. Por meio da parceria com a União dos Produtores de Bionergia (Udop), o CRQ-IV estimulou a criação de cursos técnicos e a abertura de uma unidade da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), em Araçatuba, para garantir a formação de pessoal qualificado. No ano passado, instalou um escritório naquela cidade para atender os profissionais e empresas da região.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região