Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2019 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Química dos Sentidos analisada em fórum


 

Pelo sexto ano consecutivo, o CRQ-IV promoveu o Fórum de Ensino Técnico da Área Química, organizado pela Comissão de Ensino Técnico (CTEC) do Conselho e que, neste ano, teve como tema geral “A Química dos Sentidos”. Dividido em dois ciclos de palestras, o evento ocorreu no dia 8 de novembro, no auditório do Conselho.

 

Na primeira palestra, o professor Pedro Faria, do Instituto de Química da Unicamp, traçou um panorama de pesquisas feitas no âmbito do ensino, visando relacionar a Química com eventos do cotidiano das pessoas e mostrando exemplos de abordagens relacionadas a sentidos como o paladar. Em sua avaliação, “a química das sensações pode ser entendida como a interpretação química dos estímulos internos e externos que provocam, no organismo humano, alguma resposta biológica”.

 

Fotos: CRQ-IV

Marcos Quindici é especialista em colorimetria

Na sequência, o processo que permite ao olho humano a visualização e distinção das cores foi o tema da apresentação do professor da Uniban/Anhanguera e especialista em colorimetria Marcos Ziravello Quindici, que também atua como consultor. Para Quindici, é fundamental ao Químico conhecer os processos físicos e biológicos que levam à formação das cores. Um resumo de sua palestra pode ser conferido neste vídeo.

 

Encerrando o primeiro bloco de palestras, o Cosmetólogo Evandro Luiz Loiola, supervisor de Fabricação e Produção da empresa WNF, que produz óleos essenciais, ressaltou a importância da Química em nível molecular para que o olfato possa detectar os diferentes tipos de aromas.

 

O segundo ciclo se deu no período da tarde com duas apresentações. Na primeira, o professor Jorge Herman Behrens, da Unicamp, chamou a atenção para a relevância dos testes de análise sensorial, tendo como foco a avaliação de características dos alimentos, como sabor e textura.

 

A seguir, Matheus Henrique Vieira, da empresa Melk Cosméticos, falou sobre as interações químicas relacionadas ao tato, responsável pelas sensações causadas pelo toque através da pele e também do cabelo. Vieira salientou a importância desse sentido para o setor, especialmente para a realização de pesquisas sensoriais, cuja função é estreitar a ligação entre os produtos e a sensação causada nos consumidores, podendo ser um diferencial de sucesso para o setor de cuidados pessoais.

 

Rodadas de perguntas foram direcionadas aos palestrantes ao final de cada bloco.

 

 

As palestras foram de alto nível, avaliou Balboa

REFERÊNCIAS – Estudante do curso Técnico em Química na Escola Oswaldo Cruz, Juan Jerez Balboa, da Capital, disse ter se inscrito no Fórum por ter interesse em análise sensorial. “As palestras foram de alto nível e complementares umas às outras”, elogiou Balboa, que tem formação anterior em Tecnologia Industrial e deseja ingressar no mercado de bebidas. Para ele, eventos técnicos como o promovido pelo CRQ-IV ajudam estudantes a ter uma oportunidade valiosa para atualização por meio do contato com especialistas renomados.

 

Clique aqui para acessa os arquivos apresentados durante o VI Fórum de Ensino Técnico e que tiveram a liberação autorizada pelos palestrantes.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região