Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2019 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Técnica inovadora possibilita a produção de ligas multimetálicas


Pesquisadores do Tokyo Institute of Technology, no Japão, descobriram uma maneira de criar materiais inovadores misturando metais com controle de precisão. Sua abordagem, baseada em um conceito chamado hibridização de átomos, abre um campo de pesquisa ainda inexplorado, capaz de levar ao desenvolvimento de materiais funcionais avançados.

 

Agrupamentos multimetálicos estão chamando a atenção de pesquisadores, pois possuem propriedades que não podem ser atingidas por materiais de metal único. Até então, não havia relatos de sucesso na produção de aglomerados compostos por mais de quatro elementos metálicos em razão das dificuldades de separá-los corretamente. Uma possibilidade para superar esse entrave era a miniaturização dos tamanhos dos aglomerados em escala de um nanômetro, o que força os diferentes metais a serem misturados em um pequeno espaço.

 

Imagem: Takamasa Tsukamoto

Íons de cinco metais são misturados em um cluster na escala de um nanômetro para formação de um composto híbrido de átomos

 

A equipe do Tokyo Institute of Technology, integrada pelos Químicos Takamasa Tsukamoto, Takane Imaoka e Kimihisa Yamamoto, desenvolveu um método de hibridização de átomos que realizou a primeira síntese de aglomerados multimetálicos contendo mais de cinco elementos metálicos. Este método emprega um modelo de dendrímero, que serve como um pequeno “andaime” para permitir o acúmulo controlado de sais metálicos. Após a absorção dos diferentes metais no dendrímero, os aglomerados multimetálicos são obtidos por redução química. Em contraste, um método convencional sem o dendrímero produz o aumento do tamanho dos aglomerados e a separação de diferentes metais. A equipe demonstrou com sucesso a formação de conjuntos de cinco elementos compostos de gálio (Ga), índio (In), ouro (Au), bismuto (Bi) e estanho (Sn), bem como ferro (Fe), paládio (Pd), ródio (Rh), antimônio (Sb) e cobre (Cu), e um aglomerado de seis elementos constituído por Ga, In, Au, Bi, Sn e platina (Pt). Além disso, eles sugerem a possibilidade de fazer clusters compostos de oito metais ou mais.

 

Este método de hibridação de átomos usando o modelo de dendrímero pode sintetizar clusters multimetálicos com controle preciso de tamanho e composição.

 

Existem mais de 90 metais na Tabela Periódica. Com infinitas combinações de elementos metálicos, atomicidade e composição, este método abrirá um novo campo na Química em uma escala de um nanômetro. Segundo seus autores, o estudo marca um grande passo à frente na criação de materiais inovadores ainda desconhecidos.

 

Com informações do Tokyo Institute of Technology e do Science X.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região