Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2018 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Alimentos - Anvisa prepara nova regulamentação para rotulagem nutricional de produtos


Relatório preliminar seguirá para discussão por meio de Tomada Pública de Subsídio


Anvisa
      Modelos de rótulos para produtos alimentícios industrializados que estão em análise pela Anvisa



A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em 21 de maio, o relatório preliminar da Análise de Impacto Regulatório (AIR) sobre mudanças nas regras para a rotulagem nutricional de alimentos. A medida visa facilitar a compreensão das principais propriedades nutricionais e reduzir as situações que geram engano quanto à composição dos produtos.

Além disso, a Anvisa quer criar alertas para informar sobre o alto conteúdo de nutrientes críticos à saúde, facilitar a comparação entre os alimentos e aprimorar a precisão dos valores nutricionais declarados pela indústria, entre outras vantagens para o cidadão.

De acordo com a análise da Anvisa, mudanças serão necessárias porque o modelo atual dificulta o uso da rotulagem nutricional pelos consumidores por problemas de identificação visual, pelo baixo nível de educação e conhecimento nutricional. Também há confusão sobre a qualidade dos ingredientes e problemas de veracidade das informações, além do uso de termos técnicos, matemáticos, entre outros.

Com a aprovação interna do relatório preliminar de AIR, o estudo para proposição de novas regras para a rotulagem de alimentos segue para etapas de participação social: a realização de uma Tomada Pública de Subsídio (TPS) por 45 dias, mecanismo que objetiva coletar dados e críticas sobre a análise no relatório/estudo realizado.

Após essa etapa, será feita uma consulta pública da proposta de regulamento, abrindo-se mais uma oportunidade para a participação social e do setor regulado, além de órgãos de governo, defesa do consumidor e universidades.

Durante a reunião, o diretor-presidente da Anvisa e relator do documento, Jarbas Barbosa, fez uma síntese do relatório técnico, ressaltando as lacunas e as necessidades relativas à revisão das regras da rotulagem nutricional. Ele enfatizou que a rotulagem deve ser simples e compreensível, tanto em termos de informação quanto visualmente.

O diretor de Regulação Sanitária, Renato Porto, valorizou o processo de discussão e de elaboração da Análise de Impacto Regulatório. Para ele, “o modelo de regulamentação aplicado à rotulagem nutricional é avançado e mostra que esse é o caminho para a regulação”.

MUDANÇAS – Entre as alterações propostas pelo relatório está a ampliação das informações contidas na Tabela Nutricional dos rótulos. A base de declaração dos valores nutricionais será alterada para 100g ou 100mL; a lista de nutrientes de declaração obrigatória será modificada para excluir as gorduras trans e incluirá os açúcares totais e adicionados; a lista de nutrientes ficou restrita àqueles com obrigatoriedade de declaração e, opcionalmente, aqueles nutrientes objeto de fortificação e alegações; além da atualização dos valores de referência, alterando a nota de rodapé para indicar quais valores diários são considerados altos e baixos.

No que tange à Rotulagem Nutricional Frontal, a mudança mais importante proposta é a adoção de um modelo que informe o alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio, de forma simples, ostensiva e compreensível.

Esse modelo – veja exemplos acima – deve utilizar cores, símbolos e descritores qualitativos. Também deve estar baseado na declaração por 100g ou 100mL do alimento, de forma a garantir sua consistência com a tabela nutricional.

Veja mais informações em https://is.gd/rotulagem.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região