Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
Perfil
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube   Siga-nos no Instagram
 



Matéria Anterior   Relação de Matérias

SBQ - Pesquisadores de vários países participarão de encontro no Paraná


Evento promovido pela Sociedade Brasileira de Química terá como tema "Construindo o amanhã"

 


A 41ª Reunião Anual da SBQ será realizada de 21 a 24 de maio no Rafain Palace Hotel e Convention Center, em Foz do Iguaçu/PR. Com o tema “Construindo o Amanhã”, o encontro pretende fazer uma reflexão sobre a criação de condições para que o ambiente de ciência e tecnologia do Brasil volte a crescer para se firmar como um fundamental eixo do desenvolvimento econômico nacional.

SBQ

     Krug fará a conferência de abertura

Para Aldo Zarbin, professor da Universidade Federal do Paraná e presidente da SBQ, a escolha do tema “significa a clareza de que o País precisa ter um investimento forte, robusto, sustentado, continuado em ciência, tecnologia e inovação”. Segundo ele, “estamos em uma situação em que há claros indícios de que o investimento em ciência, tecnologia e educação superior não são prioritários. Exatamente isso que queremos discutir: por que não são prioritários? Por que os recursos estão minguando? E o que podemos fazer para que estes recursos retornem.

Há uma questão fundamental que é a conscientização da população sobre a importância dos investimentos em ciência e tecnologia, e a importância que ciência e tecnologia têm para o crescimento do País. Os recursos precisam voltar, e vamos lutar por isso”, assegurou.

Repleto de atividades, o evento tem programadas, entre outros, 14 conferências, oito minicursos, sete workshops e quatro sessões temáticas. Além de brasileiros, as apresentações serão feitas por cientistas vindos das principais universidades e centros de pesquisa da América do Sul, Estados Unidos e Europa.

Arquivo

Zarbin: esforço para ampliar investimentos

“Uma visão crítica sobre a espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS)” será o tema da conferência de abertura, com apresentação de Francisco José Krug, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura/ USP, uma referência internacional em Química Analítica.

Entre os conferencistas internacionais estará o italiano Fabrizio Adani. Sua apresentação versará sobre o desenvolvimento de uma biorrefinaria para Arundo donax (cana-do-reino). Já pelo time nacional, uma palestra que deverá chamar a atenção é a do professor Wilmo Ernesto Francisco Jr, da Universidade Federal de Alagoas, que apresentará os resultados de sua pesquisa sobre a utilização da arte como ferramenta para o ensino da Química.

Além da parte científica, a 41ª Reunião Anual da SBQ programou três confraternizações para os participantes: dois coquetéis, nos dias 21 e 24, e uma festa, no dia 23. As taxas de inscrição variam de R$ 400,00, para estudantes associados à entidade, a R$ 1.320,00, para interessados sem vínculo com a SBQ. Acesse www.sbq.org.br/41ra/ para obter mais detalhes sobre o evento e fazer sua inscrição.






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região