Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2017 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Digital - Conselho já emite Anotação de Responsabilidade eletrônica


CRQ-IV

Desde julho, o documento chamado Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), emitido pelo CRQ-IV, passou a ser digital. Na prática, isso significa que a empresa com direito a esse tipo de certidão não a receberá mais por meio físico, mas por e-mail. O documento eletrônico inclui um código de certificação, chancelado pela Imprensa Oficial do Estado, que lhe confere autenticidade. A medida garantirá agilidade na emissão e recebimento da certidão, bem como significará redução nas despesas com postagens.

Para garantir o recebimento da certidão, é fundamental que as empresas habilitem o endereço expedicao@crq4.org.br em seu programa de e-mail. Caso não façam isso, é possível que a mensagem enviada seja barrada pelo servidor ou direcionada para a pasta de spam.

Conforme mostra a imagem ao lado, na parte inferior da certidão há o endereço da página do site do Conselho onde a autenticidade do documento poderá ser verificada. Após acessá-la e digitar o código indicado, uma cópia da ART será exibida. É possível fazer o download do arquivo e/ou imprimi-lo.

Nesta fase inicial, será emitida digitalmente apenas a ART destinada a atestar que a empresa e o seu Responsável Técnico estão em situação regular no Conselho. Esta certidão é emitida automaticamente quando a empresa se registra na entidade e, depois, anualmente, enquanto se mantiver em situação regular.

Numa segunda etapa, o Conselho passará a emitir pelo mesmo método a chamada ART – Trabalho Específico que, como o próprio nome indica, certifica a Anotação de Responsabilidade Técnica de um determinado trabalho. Disponível apenas na forma impressa, ela pode ser solicitada por empresas e profissionais autônomos e se destina a ser um registro oficial dos contratos de prestação de serviços ou similares, como o fornecimento de bens ou execução de projetos. Esse tipo de ART não é obrigatório, mas poderá ser solicitado por entidades públicas e privadas como uma garantia adicional dos serviços contratados ou como prova de capacitação técnica para participação em licitações.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região