Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2016 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Minicursos - Treinamento sobre uso de tensoativos encerra a edição 2016


O programa Minicursos CRQ-IV foi encerrado no dia 14 de outubro com o treinamento “Evolução dos tensoativos detergentes em cosméticos”. Destinado a profissionais de Nível Médio e Superior com interesse na área de desenvolvimento de novos produtos, o curso foi conduzido pela Tecnóloga em Cosmetologia Juliana Leite e abordou os seguintes tópicos: Sistemas detergentes: cosméticos de higiene e limpeza utilizados na pele e cabelos; Tensoativos detergentes e sua interação com a pele e cabelos; Visão de mercado e perspectiva do consumidor; Desempenho de tensoativos detergentes; e Escolha de matérias-primas para o desenvolvimento de shampoo sulfate-free. Trinta profissionais participaram.

O foco do curso foi discutir o desenvolvimento de formulações que minimizem os danos à barreira cutânea, com sensorial e desempenho que atendam às necessidades e desejos do consumidor. A ideia, destacou Juliana Leite, foi quebrar paradigmas de que formulações suaves não espumam, não limpam muito bem e são difíceis de espessar. No vídeo abaixo, a instrutora comentou sobre alguns dos mitos relacionados a itens usados para tratamento de pele e cabelo e avaliou as formulações possíveis para a elaboração de produtos mais suaves e que proporcionem efeitos positivos.


 

Layra: curso trouxe aprendizado inicial importante

Layra Caroline de Camargo, da cidade de Mauá, fez Bacharelado e Licenciatura em Química na Fundação Santo André. Formada há dois anos, tem experiência profissional no segmento de tintas decorativas. No entanto, por ter interesse na área cosmética decidiu se inscrever. “O curso trouxe um aprendizado inicial importante sobre cosméticos, área em que pretendo me especializar no futuro”, relatou.

Para Jéssica, curso estimulou a interação

Também Bacharel e Licenciada em Química, Jéssica Souza de Oliveira, de São Bernardo do Campo, faz atualmente o último semestre de Engenharia Química. Tendo já passado por um estágio na área de cosméticos e saneantes, procura uma nova colocação no mercado. O interesse começou ainda na graduação, quando fez um trabalho de conclusão de curso voltado para o setor. Além disso, enfatizou que, mesmo em um período de crise econômica, a área cosmética está em crescimento. “A proposta do curso foi interessante e estimulou a interação. Quero fazer outros cursos e me especializar em Cosmetologia”, contou.

Balanço – O programa Minicursos CRQ-IV deste ano ocorreu entre os meses de agosto e outubro. Dos sete treinamentos previstos, apenas o que focaria a fabricação de materiais compósitos não ocorreu por não ter obtido número mínimo de inscritos. Além do curso noticiado nesta página, meio ambiente, práticas corretas em laboratório, 5S, registro de empresas e produtos cosméticos na Anvisa e segurança e qualidade dos alimentos foram os outros temas abordados.

No total, o programa desenvolvido nas cidades de São Paulo e Campinas beneficiou 168 profissionais. Além da qualificação gratuita, essas pessoas receberam materiais didáticos, refeições e certificados de participação. A realização do programa só foi possível por conta do patrocínio oferecido pela Caixa Econômica Federal, parceira do CRQ-IV nesta iniciativa há exatamente uma década.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região