Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2015 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Alimentos - Comissão apresenta sugestão de currículo para cursos tecnológicos


Elaborado por profissionais da indústria e ensino, documento foi lançado em julho

Já está disponível na seção “Downloads” do site do Conselho a mais nova sugestão de currículo mínimo para cursos da área química. Depois de ter lançado propostas para os cursos que formam Técnicos em Química, Técnicos em Alimentos, Bacharéis em Química e em Química Tecnológica, a entidade apresenta agora outro trabalho desenvolvido para o setor de alimentos e bebidas, este voltado para a montagem de cursos que formarão Tecnólogos de Nível Superior.

Com faturamento ao redor de R$ 530 bilhões em 2014, a indústria de alimentos e bebidas contribui atualmente com 10,2% para a formação do PIB, respondendo, ainda, por 22,5% da atividade de toda a indústria de transformação. Segundo o IBGE, o setor possui mais de 33 mil empresas, que juntas geram mais de 1,6 milhão de empregos diretos.

Em vista da importância desse setor, em 2005, o CRQ-IV constituiu a Comissão de Alimentos e Bebidas (CTALI), composta por profissionais da química que atuam em Instituições de Ensino (IEs) e em empresas da área.

Uma das metas da comissão foi definir o perfil dos profissionais da química que atuam nessa área. Considerando as necessidades das empresas e visando a qualidade desses trabalhadores especializados, em abril do ano passado o grupo lançou uma proposta de currículo para cursos técnicos de Nível Médio.

Avançando um pouco mais em suas atividades, a comissão oferece agora uma sugestão de currículo mínimo para cursos superiores de Tecnologia em Alimentos.

O objetivo dos dois trabalhos é fornecer subsídios para que as IEs proporcionem uma formação técnica que melhor atenda às necessidades das empresas. Sua adoção não é obrigatória, mas a CTALI acredita que os cursos que seguirem os parâmetros especificados na proposta aumentarão o grau de empregabilidade de seus alunos, possibilidade nada desprezível em tempos de economia recessiva como a que o País enfrenta hoje e que, segundo analistas, deverá permanecer nesse ritmo por algum tempo.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região