Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2012 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Semana fecha mais 109 acordos


De 25 a 28 de setembro, a Central de Conciliação da Justiça Federal em São Paulo promoveu a segunda semana de audiências envolvendo processos de execução fiscal movidos pelo CRQ-IV. Dos 422 profissionais e representantes de empresas intimados para participar, 132 compareceram e 109 (78%) fecharam acordos.

Considerando as duas semanas de conciliações das quais o CRQ-IV participou, a média de acordos obtidos foi de 82%. Na primeira, realizada de 25 a 28 de junho, 354 pessoas físicas e jurídicas foram intimadas, 153 compareceram e 132 (86%) fizeram acordo. Os processos decorreram do não pagamento de anuidades e multas.

O número de acordos fechados até agora demonstra a eficiência das conciliações. Priscila Evelyn dos Anjos, representante de uma empresa com débitos junto ao CRQ-IV, disse que "antes era difícil obter um acordo, devido à cobrança de diversos encargos. Com a semana de conciliação, a regularização se tornou acessível a empresas de pequeno porte". Para Rosana Pessoa, que também fez acordo, a iniciativa "é interessante por viabilizar a regularização das situações, especialmente com relação à anuidade".

A advogada Catia Sashida, gerente do Departamento Jurídico do CRQ-IV, diz que "o caminho para a pacificação de conflitos é a conciliação. Além de negociar seus débitos em condições especiais, o devedor também aproveita para resolver pendências administrativas junto ao Conselho", ressalta.

A Central de Conciliação da Justiça Federal é coordenada pela juíza Fernanda Souza Hutzler, que avalia as conciliações como as únicas soluções realmente eficazes em casos envolvendo conselhos profissionais. "As centrais de conciliação são recentes, mas demonstram uma eficiência expressiva como alternativas para conflitos jurídicos", afirma. Além disso, completa, os devedores se sentem amparados, pois as negociações são supervisionadas por juízes e ainda são disponibilizados defensores públicos para quem não tem advogado.

Interior - O CRQ-IV participará da Semana Nacional de Conciliação, programada para novembro pelo Conselho Nacional de Justiça. Desta vez, serão chamados profissionais e representantes de empresas cujas dívidas estão sendo executadas nas cidades de Franca e Santos. As audiências em Franca ocorrerão no dia 7; em Santos, dia 12. Os executados serão avisados por meio de intimações.

Pré - Para evitar que centenas de casos cheguem à justiça, elevando ainda mais as dívidas, o CRQ-IV resolveu aderir à proposta do Judiciário e participar das audiências pré-processuais. No período de 26 a 30/11, a entidade receberá cerca de 480 profissionais e representantes de empresas na Central de Conciliação da Justiça Federal, em São Paulo. As datas e horários das audiências serão informados nas intimações que serão enviadas.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 11 3061-6021 ou pelo e-mail juridico@crq4.org.br.


 

 

Ato no TRF formaliza adesão

 

 

A participação do CRQ-IV nas semanas de conciliação promovidas pelo Judiciário Federal foi formalizada durante evento ocorrido dia 27 de setembro no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF). Na ocasião, o professor Hans Viertler, vice-presidente do Conselho, assinou um termo de cooperação, comprometendo-se a apoiar as iniciativas que agilizem a tramitação de processos. O ato teve a participação de representantes de outros conselhos profissionais e foi comandado pelo Desembargador Newton De Lucca, presidente do TRF.

 

Viertler parabenizou o Tribunal por estender os mutirões de conciliações para as causas dos conselhos e ressaltou os resultados obtidos até então. "Nas duas semanas de conciliação que promovemos, tivemos resultados excelentes, com acordos firmados em quase 90% dos casos", afirmou.

 

Também participaram da solenidade a desembargadora federal e coordenadora do Gabinete de Conciliação, Daldice Maria Santana de Almeida, e a advogada Catia Sashida, gerente do Departamento Jurídico do CRQ-IV.

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região