Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
PDQ
Perfil
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube   Siga-nos no Instagram
 

Eventos 

 

Seminário Quality by Design - Fundamentos e Aspectos Regulatórios














Em parceria com o Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp), a Comissão Técnica de Química Farmacêutica do CRQ-IV irá promover no dia 31 de janeiro, na sede do Conselho, o seminário com o tema Quality by Design - Fundamentos e Aspectos Regulatórios. As inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla (confira mais informações no item Serviço).

 

O objetivo do evento é atualizar o público participante sobre o desenvolvimento farmacêutico, a produção e a garantia da qualidade por meio da inovação baseada no conhecimento científico. A iniciativa de Quality by Design (QbD) abriu as portas para a introdução de métodos de Planejamento Experimental (DoE - Design of Experiments) no desenvolvimento de produtos, processos e métodos analíticos e tem se estabelecido fortemente no cenário mundial.

No Brasil a adoção desta metodologia ainda é incipiente, destacando-se a recente publicação, por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da RDC 301/19 (Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica). O seminário visa difundir os conceitos básicos de QbD e DoE de forma aplicada às necessidades da área farmacêutica.

 

Atualmente, verifica-se o crescente uso de métodos multivariados de Planejamento Experimental em diversas áreas, especialmente na área farmacêutica, o que se deve em grande parte ao encorajamento das agências regulatórias na Europa e Estados Unidos, as quais têm lançado guias destacando a relevância destes métodos e garantindo a flexibilidade regulatória em relação ao seu uso.

 

Palestrantes:


- Profa. Dra. Márcia Cristina Breitkreitz (Unicamp)

Assunto: Fundamentos de Quality by Design (QbD) e Planejamento de Experimento (DOE) para o desenvolvimento farmacêutico
Currículo:
Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2000-2004), mestrado em Química Analítica/Quimiometria pela mesma instituição na área de Planejamento e Otimização Experimental aplicados à Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (2004-2007). Foi pesquisadora sênior em Quimiometria no Instituto Internacional de Pesquisas Farmacêuticas (IIPF) no período de 2005-2007 e coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento (IIPF/EMS) no período de 2007-2009. Realizou Doutorado em Química Analítica/Quimiometria, também pela Unicamp, na área de Espectroscopia vibracional de imagem e Quimiometria aplicados ao desenvolvimento farmacêutico (2010-2013). Atualmente é Professora Doutora no Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Unicamp e coordenadora do Laboratório de Pesquisas Farmacêuticas e Quimiometria (LabFarQui). Orienta alunos pelo programa da pós-graduação do Instituto de Química e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Tem experiência na área de Química Analítica e Farmácia, com ênfase em Quimiometria, atuando principalmente nos seguintes temas: Quimiometria aplicada ao desenvolvimento métodos analíticos baseados em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência e Cromatografia com Fluído Supercrítico de Ultra Alta Eficiência; Desenvolvimento de produtos e processos farmacêuticos de acordo com a estratégia de Quality by Design (QbD) e Espectroscopia vibracional NIR e Raman pontual e de imagem para o desenvolvimento e avaliação de formulações farmacêuticas.

- Raphael Sanches (Anvisa)

Assunto: Abordagem Regulatória no Brasil: Impactos e Tendências

Serviço
Data e horário: 31/01/2020, das 8h30 às 17h
Local: CRQ-IV (Rua Oscar Freire, 2039 - Pinheiros – São Paulo/SP)
Inscrições: até 27/01/2020
em www.sympla.com.br

Dúvidas e outras informações: cursos.sinquisp@gmail.com

Investimento*
Profissionais registrados no CRQ-IV e/ou no Sinquisp: R$ 210,00
Público em geral: R$ 550,00
*As inscrições têm 10% de acréscimo da taxa de serviço Sympla. O pagamento pode ser feito em até 12 vezes no cartão de crédito. No valor estão incluídos dois coffee breaks e o fornecimento de material de apoio. As despesas com almoço, transporte e eventualmente hospedagem correrão por conta do participante. Ao final do evento será emitido certificado.


     


Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região