Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
Perfil
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube   Siga-nos no Instagram
 

Seminário: Resíduos de Agrotóxicos em Fitoterápicos


freepic.diller



















Com o objetivo de apresentar estratégias para atender aos requisitos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto ao controle de resíduos de agrotóxicos em drogas vegetais e extratos naturais, a Comissão Técnica de Química Farmacêutica do CRQ-IV irá promover no dia 29 de abril, na sede da entidade, o Seminário: Resíduos de Agrotóxicos em Fitoterápicos. O evento tem o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp).

Voltado a profissionais das áreas de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e Controle de Qualidade de empresas farmacêuticas e fitoquímicas diretamente envolvidos nas demandas analíticas e regulatórias, o seminário terá a seguinte programação:

8:30 – 8:50
Recepção/Cadastramento

8:50 – 9:00
Abertura – Membro da Comissão Técnica de Química Farmacêutica do CRQ-IV

9:00 – 9:50
A importância do controle de resíduos de agrotóxicos em produtos alimentícios e medicamentos
Palestrante: Prof. Dr. Anthony Wong (FMUSP)

9:50 – 10:40
Agrotóxicos: da produção da droga vegetal ao medicamento - Aspectos econômicos e de controle de qualidade
Palestrante: Prof. Dr. Fabio Ferreira Perazzo (Unifesp)

10:40 – 11:00
Coffee break

11:00 – 11:50
Segurança em serviços de laboratório e regulatórios para produtos fitoterápicos: metais pesados, micotoxinas e agrotóxicos/pesticidas - Aspectos globalizados
Palestrante: Dra. Laerte Dall'agnol (Dall Phytolab)


11:50 – 12:20
Mesa-redonda com os palestrantes

12:20 – 13:30
Almoço livre

13:30 – 15:10
Análise de resíduos de agrotóxicos em fitoterápicos e extratos vegetais: as principais técnicas analíticas aplicadas e estratégias para a validação dos métodos
Palestrantes: Dr. Amadeu Hoshi Iglesias (ApexScience TSF) e Prof. Leandro Wang Hantao (Unicamp)

15:10 - 15:20
Coffee break

15:20 – 16:10
Estratégias para atendimento aos requisitos da Anvisa, RDC 105/2016 e suas atualizações
Micotoxinas e Agrotóxicos – Validação do método e forma de apresentação dos relatórios
Palestrante: Msc. Andrea Ferreira Machado (NSF Internacional)


16:10 – 16:40
Mesa-redonda com os palestrantes

16:40 – 17:00
Encerramento

Palestrantes:

- Prof. Dr. Anthony Wong
Pediatra, professor e diretor do Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente, é diretor do Instituto Brasileiro de Estudos Toxicológicos e Farmacológicos. Possui graduação em Medicina pela FMUSP (1972), residência médica pela Hospital das Clínicas da FMUSP (1975) e doutorado em Pediatria pela FMUSP (2000).

 

- Prof. Dr. Fábio Ferreira Perazzo
Graduado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (2006) com estágio no exterior no National Center for Natural Products Research (The University of Mississippi, EUA). Atualmente, é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp - Campus Diadema). Atuou em instituições de ensino superior como professor de farmacologia, fitoterapia e farmacognosia. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia, Tecnologia e Desenvolvimento de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos pré-clínicos de eficácia e segurança de produtos naturais, atividade antiinflamatória, analgésica e sobre o SNC em modelos in vivo.

- Dra. Laerte Dall’Agnol
Graduada em Farmácia Bioquímica Industrial, especialista em Produtos Naturais e pós-graduada em Gestão da Qualidade pela UFPR, é pós-graduada em Gestão de Pessoas pela FGV e MBA em Indústria pela Unindus (PR). Fundadora e Sócia Diretora da Dall Soluções Analíticas e Empresariais. Possui mais de 27 anos de experiência na área de Produtos Naturais, Fitoterápicos e Alimentos Funcionais. Autora do "Manual de Qualificação de Fornecedores de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares" (2002). Palestrante nacional e internacional sobre temas relacionados à fitoterapia com diversos trabalhos científicos publicados. Membro da Comissão da Indústria Farmacêutica no Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR). Diretora na Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde (Abifisa), com foco na regulamentação da Fitoterapia no Brasil junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (GMESP/Diretorias Anvisa).

 

- Dr. Amadeu Hoshi Iglesias
Possui Bacharelado em Química pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2004) e Doutorado em Química pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e Unicamp (2009). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Espectrometria de Massas, atuando principalmente nos seguintes temas: x-ray footprinting, cross-linking e estrutura de proteínas e complexos protéicos por Espectrometria de Massas. Atuou por 5 anos como Especialista de Aplicações em Espectrometria de Massas na empresa Waters Co. Em Maio de 2014, fundou a empresa Apex Science, que atua em Pesquisa e Desenvolvimento nas áreas de Cromatografia Líquida e Espectrometria de Massas.

 

- Prof. Dr. Leandro Wang Hantao
Professor de Química no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ-Unicamp). Graduou-se em Química Tecnológica pela Unicamp. Na mesma universidade, formou-se mestre em Química Analítica e doutor em Ciências. De 2015 a 2017, foi pesquisador no Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais junto ao Laboratório Nacional de Nanotecnologia. Dentre as premiações recebidas, destaca-se a 2018 Power List "Top 40 Under 40" e "The John Phillips Award". Seu grupo de pesquisa atua com os temas líquidos iônicos e separações analíticas, desenvolvendo estudos fundamentais e aplicados à indústria química. Dentre os parceiros corporativos, destacam-se Apex Science, Mega srl, Nova Analítica, Petrobras SA e SepSolve Analytical.

 

- Msc. Andrea Ferreira Machado
É graduada em Química e possui Licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), efetuou especialização em Ecologia com ênfase em Fiscalização Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado em Engenharia e Tecnologia de materiais pela PUC-RS e Doutorado em Biociências e Tecnologia de Produtos Bioativos) em andamento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é coordenadora de departamento de Resíduos e Contaminantes na NSF International, principalmente no desenvolvimento, validação e otimização de métodos para análise de resíduos e contaminantes (micotoxinas, agrotóxicos, drogas veterinárias, poluentes orgânicos, toxinas de algas etc.) em diferentes matrizes e por diversas técnicas analíticas (análise em fármacos, fitoterápicos e agroquímicos). Atua também na coordenação de estudos conduzidos em BPL.

 

Serviço


Seminário: Resíduos de Agrotóxicos em Fitoterápicos
Data: 29 de abril de 2019
Horário: das 8h30 às 17h
Local: CRQ-IV
Endereço: Rua Oscar Freire, 2039 - Pinheiros – São Paulo/SP
Inscrições: até 23/04 pelo e-mail cursos@sinquisp.org.br
Valores*: R$ 75,00 (Profissionais da Química e estudantes cadastrados no CRQ-IV e/ou Sinquisp) e R$ 100,00 (demais interessados)
*No valor estão incluídos dois coffee breaks. As despesas com almoço, transporte e eventualmente hospedagem correrão por conta do participante. Os participantes receberão certificado.

 

 

     


Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região