Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Valorização dos Técnicos e LGPD estão entre as discussões do Copresi em SP

 

Fotos: CRQ-IV

Os presidentes Oliveira Filho (CFQ), Hans Viertler (CRQ-IV) e Vaz Castro (CRQ XXI) fizeram a abertura da reunião do Copresi

Perto de 40 profissionais de vários pontos do País estão participando da primeira reunião presencial em quase dois anos do Colégio de Presidentes do Sistema CFQ/CRQs (Copresi). O evento começou por volta de 9h30, na sede do CRQ-IV, e vai se prolongar até às 18h de amanhã. Representantes de alguns CRQs participam via videoconferência. O evento está sendo conduzido por Alexandre Vaz Castro, presidente do CRQ XXI Região (ES) e coordenador geral do Copresi e secretariado por Lúcia Raquel de Lima, presidente do CRQ-XIX Região (PB).

Ao falar na abertura do encontro, o presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, ressaltou a importância da união entre os Conselhos Regionais. "Precisamos trabalhar em conjunto, é fundamental", disse.

Em seguida, o presidente do Conselho Federal de Química, José de Ribamar Oliveira Filho, também enfatizou que o Sistema CFQ/CRQs se constitui hoje numa administração integrada: "Hoje eu não digo 'eu fiz', mas 'nós fizemos'", salientou.

Oliveira Filho relembrou algumas conquistas importantes alcançadas pelo Sistema recentemente, como a retirada da PEC 108 – que pretendia transformar os conselhos profissionais em pessoas jurídicas de direito privado, excluindo o seu poder de Polícia –, a estruturação do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (Crig), o aumento da visibilidade do Sistema na mídia e o apoio financeiro e institucional oferecido à Olimpíada Brasileira de Química que, em sua última edição, teve a participação de 400 mil estudantes.

  Castro: definir estratégias para valorizar os Técnicos

Estratégia - “Trata-se da reunião de fechamento dos trabalhos no ano de 2021, sendo também a primeira reunião presencial desde março de 2020. É, portanto, um momento de acolhimento e integração fantásticos depois dessa loucura toda [da pandemia] que a gente ainda está enfrentando”, celebrou o coordenador Alexandre Vaz Castro em entrevista antes do início do evento.

Segundo ele, o grande objetivo desse fechamento é trazer os assuntos que hoje estão ligados ao trabalho de cada CRQ, aliado com visões estratégicas do Sistema CFQ/CRQs. “Teremos na nossa pauta, por exemplo, a questão da Lei Geral de Proteção de Dados [LGPD], que afeta também todas as instituições públicas e nós não estamos de fora disso. Outro assunto relevante será a discussão de estratégias para a valorização de uma categoria que para nós é extremamente importante, que é a dos profissionais de Nível Técnico”, contou.

No que tange à valorização dos Técnicos, Castro disse que uma das estratégias será o fortalecimento de ações de comunicação e uma ampliação de convênios que favoreçam a capacitação desses profissionais. O coordenador geral do Copresi lembrou do recente convênio que o CFQ fechou com o Sebrae Nacional para o oferecimento de cursos com descontos. “Não só na área de empreendedorismo, que é o foco do Sebrae, mas há muitos cursos relacionados ao dia a dia do profissional e que não envolvem diretamente a química. Muitas vezes a gente tem de mexer com papelada, com sistemas e o Sebrae tem possibilidades de treinamento, de capacitação”, explicou.

Agenda – Castro disse que durante a reunião do Copresi ocorrerá a apresentação da “agenda legislativa” para 2022 do Sistema CFQ/CRQs. “A agenda será fechada em janeiro, durante reunião no CFQ, em Brasília, mas hoje o pessoal do Crig passará as primeiras informações, orientando como serão os trabalhos em janeiro para que possamos ganhar tempo, pois serão muitos projetos de lei a serem analisados”. A reunião do Crig ocorreu ontem, também no CRQ-IV, e está noticiada aqui.

Por fim, Castro adiantou que o encontro do Copresi tratará de outras questões, como a próxima Assembleia de Delegados, que renovará um terço dos conselheiros federais. Outro tema  será a abertura de discussões sobre a recente Resolução Normativa 297/2021, que trata das anuidades de 2022. Alguns detalhes de execução dessa normativa precisam ser ajustadas com o CFQ, pois às vezes os profissionais aparecem com perguntas que os Regionais têm certa dificuldade de responder, explicou. Entre elas, citou as regras de suspensão da anuidade e a forma correta de ser feito o registro e a definição do valor da anuidade dos profissionais que atuam na área de ensino.

 

Publicado em 09/12/2021


Voltar para a relação de notícias


 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região