Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


CFQ e Abipla formalizam parceria

Freepik

O Conselho Federal de Química (CFQ) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) assinaram esta semana um termo de parceria para ações conjuntas nos domínios de comunicação, educação e conscientização da sociedade.

O termo compreende uma parceria de dois anos, mas a expectativa é que as ações conjuntas prossigam para além desse período.

Estão listadas possíveis iniciativas para a elaboração de estudos, pesquisas, material de orientação e cursos para profissionais do setor de Limpeza e Saneantes, bem como para os consumidores; acompanhamento, apoio, realização de eventos e participação na representação do setor de limpeza e saneantes; ações junto à imprensa referentes aos perigos das misturas caseiras e produtos informais para limpeza de ambientes e superfícies; campanhas de mídia social educativas, com foco nos perigos das misturas caseiras e produtos informais para limpeza de ambientes e superfícies; realização de workshop para jornalistas, influenciadores e demais formadores de opinião; valorização do profissional da área da química como responsável técnico em toda a cadeia produtiva de produtos de limpeza e saneantes e ações junto ao sistema de vigilância sanitária (federal, estadual e municipal) para intensificação das ações de fiscalização e combate aos produtos clandestinos e irregulares.

Na prática, parcerias pontuais entre Abipla e CFQ vêm acontecendo há pelo menos três anos. A diferença agora é que a formalização permite o avanço das ações e um maior suporte institucional de parte a parte.

“Tivemos uma ação muito importante no princípio da pandemia, de combater entendimentos equivocados de algumas empresas e autoridades que pretendiam disseminar os túneis de desinfecção, aspergindo saneantes diretamente sobre a pele das pessoas. Foi uma parceria entre a Abipla e o CFQ que nos permitiu levar esse esclarecimento”, afirma o diretor-executivo da Abipla, Paulo Engler.

Ele lembrou ainda de ações de comunicação que levaram informação à população sobre os riscos das misturas caseiras de produtos de limpeza e destacou o papel do CFQ na parceria.

“Encontramos no CFQ nosso parceiro ideal, temos o interesse comum de proteger a sociedade no que diz respeito ao uso de nossos produtos. Ao fiscalizar e legislar no âmbito da Química, o CFQ exerce um papel importante nesse sentido”, afirma o diretor-executivo.

Para o CFQ, o termo de parceria é a consolidação de um processo já desencadeado junto à Abipla e que responde às diretrizes da atual gestão do conselho.

“Atuamos sempre em favor da integração e do fortalecimento do CFQ no universo da Química no Brasil e encontramos na Abipla uma confluência de interesses para proteger a sociedade. Para nós, a valorização do profissional da Química é fundamental e o setor de saneantes é um ator importante nesse sentido”, afirma o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho.

 

Publicado em 29/08/20222


Voltar para a relação de notícias

 

 

 

 

 



 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região