Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Congresso comemorou 30 anos do programa AR

Pixabay


A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) promoveu no dia 8 de novembro, de forma on-line, a 18ª edição do Congresso Atuação Responsável, que completa 30 anos de implantação no Brasil. Foram abordadas a história e a evolução do programa, além de questões ligadas à sustentabilidade e à economia circular.

Abiquim

 
João Parolin, presidente do Conselho Diretor da Abiquim

O presidente do Conselho Diretor da Abiquim João Parolin fez a abertura do congresso. Segundo disse, o Atuação Responsável proporcionou uma grande evolução à indústria química brasileira. Na sequência, André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, fez um histórico do programa. Destacou momentos importantes, como os anos de 1998, quando a Abiquim passou a exigir a implantação do AR como condição de filiação, e de 2009, quando o slogan do programa passou de “Um compromisso da indústria química” para “Compromisso com a sustentabilidade”. Ele anunciou em primeira mão que em algumas linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a empresa que participar do AR obterá taxas de juros mais baixas.

A seguir, Jeff Kovacs, presidente do Conselho Internacional das Associações Químicas, (ICCA na sigla em inglês) falou sobre os desafios do Responsible Care, denominação do programa internacional que inspirou o Atuação Responsável no Brasil. Disse que o ICCA recentemente assinou um memorando com a Organização das Nações Unidas (ONU) para um trabalho conjunto visando ampliar a segurança e tornar o ambiente da indústria química mais responsável e seguro.

Dois diretores do American Chemistry Council (ACC) falaram na sequência sobre tendências globais na regulação e na gestão segura de produtos químicos. Francisco Laguna abordou o novo plano de ação para produção e uso de produtos perigosos e tóxicos lançado pela China este ano, alertando que o programa tem muitas lacunas e não foi suficientemente divulgado. Ele informou também que a União Europeia adicionou três novas classificações sobre produtos químicos perigosos, entre eles bioacumuladores persistentes. Laguna informou também que os Estados Unidos estão revendo 34 substâncias e suas cadeias de fornecimento sob vários aspectos de segurança e gestão de riscos.

 

LinkedIn 

 
  Raleigh Davis, uma das diretoras do American Chemistry Council (ACC)

A outra representante do ACC, Raleigh Davis, falou sobre o programa Strategic Approach to Internacional Chemicals Management (SAICM), que visa montar uma estrutura política em nível mundial para a gestão de produtos químicos. Disse que a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente decidiu em sua quinta sessão que um órgão de fiscalização deve ser estabelecido para contribuir com a questão do manuseio de produtos químicos e de resíduos e para reduzir a poluição.

Novo Programa - Na segunda parte do congresso do Atuação Responsável foi feito o lançamento do Programa EngajAR. Wellington Bonifácio, coordenador da Comissão de Gestão do Atuação Responsável da Abiquim, explicou que o objetivo do EngajAR é fomentar entre os associados a ideia de cumprir integralmente os dispositivos do AR, seus valores e programas. Bonifácio homenageou duas empresas participantes do Atuação Responsável: a Brucai Logística e a Unipar Carbocloro. Diretores das duas empresas foram chamados e falaram sobre suas experiências.

A economia circular foi tema seguinte. Rodolfo Viana, coordenador do Grupo de Trabalho de Economia Circular da Abiquim, falou sobre como o setor pode ser protagonista da economia circular. Os conceitos e tendências desse modo de produção foram abordados por Sergio Monforte, coordenador da Rede de Economia Circular da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ele explicou que economia circular é o modelo econômico que utiliza uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos, por meio da adição, retenção ou recuperação de seu valor, enquanto contribui para o desenvolvimento sustentável. Monforte citou a criação de cartilhas de compras sustentáveis e a defesa do conceito de economia circular no Congresso Nacional entre as ações desenvolvidas pela CNI para divulgar o assunto.

Sonia Chapman, Secretária Executiva da Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida (Rede ACV), falou a seguir. Disse que sustentabilidade, economia circular e economia regenerativa são os temas do momento, e que a sociedade exige a aplicação imediata desses conceitos. Para isso é fundamental olhar o ciclo de vida, pensar de onde vem a matéria-prima, o que acontece em cada fase de beneficiamento e o que é preciso fazer para sua reciclagem.

LinkedIn

 

   
Prapti Muhuri, gerente de Reciclagem da Divisão de Plásticos do ACC  

Circularidade - O assunto a seguir foram as novas tecnologias para a circularidade de materiais, com Prapti Muhuri, gerente de Reciclagem da Divisão de Plásticos do American Chemistry Council. Ela disse que o plástico é um material muito necessário para uma economia de baixo carbono e revelou que o ACC tem a meta de reciclar 100% dos plásticos consumidos nos Estados Unidos até 2040. Citou a reciclagem química como uma das soluções, e tecnologias para reciclagem, como a pirólise, e as técnicas de dissolução, em que os plásticos são transformados em outros plásticos. A reciclagem química é usada em plásticos que não podem ser reciclados mecanicamente, explicou. Divulgou o site https://plasticmakers.org/ para quem quiser mais conteúdos sobre o tema.

Os avanços da economia circular no Brasil foram o tema de Paulo de Mattos Coelho, Diretor de Desenvolvimento de Negócios para Economia Circular da Braskem. Ele apresentou dados sobre mudanças climáticas e as iniciativas adotadas pela Braskem para redução das emissões de CO2 com foco em eficiência energética, remoção de carbono e captura de carbono.

Apresentação de Alessandro Pistillo, do programa Together for Sustainability


O segundo painel do congresso foi sobre mudanças climáticas. A questão da pegada de carbono foi abordada por Alessandro Pistillo, do programa Together for Sustainability (TfS). Ele informou que as empresas participantes do grupo se dedicam a obter excelência na sustentabilidade, e recentemente começaram a desenvolver um padrão de redução de emissões para a indústria química. Para ajudar nesta tarefa foi elaborada a Cartilha Tfs, com dados sobre descarbonização específicos para a indústria química. O guia já tem 5 capítulos e continua em fase de elaboração. Ele pode ser baixado da internet sem custo no site da Together for Sustainability: https://www.tfs-initiative.com/.

Apresentação de Daniel Gouveia, da Rhodia Solvay, sobre neutralidade de carbono


A seguir, Daniel Gouveia, engenheiro na Rhodia Solvay, falou das ações realizadas pela Rhodia nas fábricas do grupo em Paulínia rumo à neutralidade de carbono. Mostrou os objetivos da Solvay para combater a crise climática até 2030, com ações, como redução em 30% das emissões do gás causador do efeito estufa e neutralidade nas emissões de carbono.

A última palestrante do dia foi de Marina Barki, Gerente de Relação com Stakeholders da LatAm da Climate Bonds Initiative, que falou sobre a questão do financiamento climático. A LatAm é uma organização internacional que mobiliza capitais de empresas mundiais para ações climáticas.


Publicado em 11/11/2022
 


Voltar para a relação de notícias



Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região