Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Sustentabilidade é tema do primeiro Concurso Nacional de Redação da SBQ

 


Estão abertas as inscrições para o primeiro Concurso Nacional de Redação da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Com o tema “Contribuições da Química para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano do Brasil”, o concurso é voltado para alunos e professores-orientadores da Educação Básica. O Conselho Federal de Química (CFQ) é um dos patrocinadores do evento.

O ano de 2022 foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. Diante disso, a SBQ lançou o Movimento Química Pós 2022 – Sustentabilidade e Soberania, envolvendo diversos atores e ações com o intuito de promover reflexões sobre como a Química pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

“Desenvolvimento sustentável é algo necessário para preservar o futuro da vida em nosso planeta. Portanto, nada mais natural do que incitar os alunos da Educação Básica a refletir sobre essa questão e sobre o papel que a Química pode ter para que o desenvolvimento sustentável e soberano seja alcançado. Muitos desses alunos estarão à frente da sociedade brasileira nas próximas décadas e é fundamental que tenham consciência dessa temática tão importante”, afirma o presidente da SBQ, Romeu Cardozo Rocha Filho.

De acordo com o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, o concurso é mais uma oportunidade de fazer com que a sociedade veja a Química com a grandeza que ela tem. “É mais uma desmistificação da nossa grande Química, porque ela vem sendo associada a malefícios e coisas negativas, então temos que mostrar o quanto a Química é grande”. O presidente reforça ainda que “quando se fala em sustentabilidade, a Química desenvolve um papel fundamental em todo o mundo, pois ela está na base das mais diversas cadeias produtivas da economia”.

O concurso terá duas etapas: a regional e a nacional. O estudante e seu professor devem fazer a inscrição na plataforma do concurso. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 11 de março. A prova de redação exigirá dos candidatos a produção de um texto do tipo dissertativo-argumentativo sobre a temática do concurso. Os critérios de avaliação correspondem aos mesmos do ENEM.

A Premiação Regional agraciará quatro alunos e seus professores-orientadores, para cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Nesta etapa, os prêmios em dinheiro vão de R$ 250 a R$ 1.000, além do certificado de premiação.

Já a Nacional, consistirá na premiação de quatro alunos e seus professores-orientadores, isto é, 1° e 2° colocados de escolas das redes públicas de ensino e de escolas dos sistemas privados de ensino. Além de certificado de participação, dentre os prêmios está 1 projetor multimídia (datashow), 1 KIT SBQ (tabela periódica grande, caneca e camiseta) e a participação na 45a. Reunião Anual da SBQ de cada aluno-autor e cada professor-pesquisador premiado, incluindo o pagamento de passagem, estadia, voucher alimentação e inscrição para participação.

Além disso, as redações que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 serão publicadas nos Anais do concurso, com ISSN. As vinte redações que participarem da fase final do concurso (Etapa Nacional) serão publicadas em um livreto impresso e em e-book a ser editado pela Divisão de Ensino de Química da SBQ.

 

 

Publicado em 18/02/2022


Voltar para a relação de notícias

 

 

 

 



 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região