Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


CFQ participa de evento sobre saneamento na Câmara

 

Pablo Valadares/ Câmara do Deputados

O deputado Alexis Fonteyne ouve a apresentação do presidente do CFQ, José de Ribamar de Oliveira Filho

O presidente do Conselho Federal de Química (CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, participou ontem, (1/12) da audiência pública promovida pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados para comemorar os dois anos da sanção do Novo Marco Legal do Saneamento e a importância da Química no tratamento de água e esgoto.

Organizador do evento, o deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP), lembrou que, no curto período de vigência, a legislação possibilitou a realização de nove leilões de concessão de serviços, garantindo cerca de R$ 72,2 bilhões em investimentos no setor.

Conforme destacou o parlamentar, a Química pode contribuir com o desenvolvimento de novos produtos para o tratamento de água e esgoto que sejam provenientes de fontes renováveis e que diminuam a perda de materiais, melhoria dos processos de reuso de água, diminuição do consumo de energia e produção de resíduos.

Em sua participação, o presidente do CFQ salientou que o Marco Legal representa um alento "a uma de nossas chagas sociais: a incapacidade de suprir o acesso à água e saneamento”. Oliveira Filho explicou que o setor depende diretamente da atividade dos profissionais da química, citando o tratamento de água para o consumo humano, as várias etapas de tratamento do esgoto captado e o controle de qualidade em ambos os processos como exemplos. "Ou seja, não há como se ter saneamento básico de qualidade sem os Profissionais da Química", ressaltou o presidente da entidade.

Clique aqui para ler a íntegra do discurso de Oliveira Filho.

Com informações do CFQ e
da Agência Câmara de Notícias
Publicado em 02/12/2022


Voltar para a relação de notícias

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região