Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Sistema CFQ/CRQs visita escola para conhecer projetos educativos

 

Representantes do Conselho Federal de Química (CFQ) estiveram hoje, 29, no colégio Saint Germain, na Zona Leste de São Paulo, para conhecer alguns projetos desenvolvidos pela instituição com o objetivo de apresentar os conteúdos de Química de forma mais lúdica e atrativa para os alunos. Estiveram presentes o conselheiro federal Jonas Comin, a gerente de comunicação, Jordana Saldanha, e a analista do mesmo setor, Raquel Gomide. O grupo esteve acompanhado de uma equipe de profissionais para captação de imagens.

A visita aconteceu após o professor de Química da instituição, Hebert Freitas dos Santos, entrar em contato com o CFQ e contar que uma das iniciativas foi inspirada no post “Estranhos nomes na Química”, publicado nas redes sociais do Federal em julho deste ano. O conteúdo produzido pelo CFQ apresenta as características de substâncias com nomes inusitados – como a Draculina, o Ácido Diabólico e a Luciferina – e fez grande sucesso, alcançando mais de 3.500 curtidas no Instagram.

Intitulado “A Química Estranha”, o projeto desenvolvido pelo professor com alunos do 3º ano do Ensino Médio propôs que eles estudassem a origem, estrutura e aplicações dessas substâncias, e desenvolvessem posts criativos para as redes sociais.

“Além de trazer uma abordagem diferente para a Química Orgânica, que era o assunto que estava sendo trabalhado no semestre, nós conseguimos desenvolver uma cultura digital. Isso traz uma responsabilidade para eles em termos de pesquisa, de busca por fontes confiáveis, entender que existem direitos autorais. E é importante para que eles percebam que as redes não servem apenas para entretenimento, mas também para conhecimento", disse o professor, que há 11 anos ministra a disciplina no colégio Saint Germain.

Explosiva - Durante a visita, os membros do CFQ aproveitaram para interagir com os alunos e estimulá-los a seguirem interessados pela Química, já que essa é uma ciência que está presente em tudo, não apenas na sala de aula. A turma também foi presenteada com um exemplar do jogo “Mistura Explosiva”, desenvolvido recentemente pelo CFQ em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso doméstico e de Uso Profissional (Abipla).

Trata-se de um jogo de tabuleiro cujo objetivo é “avançar casas” mediante os pontos obtidos por um par de dados. No caminho, as cartas oferecem informações sobre os riscos das misturas domésticas de produtos de limpeza. O jogo possui ainda QR Codes impressos cuja função é levar conteúdo em vídeo, ampliando o espaço e a variedade de linguagens em que as mensagens são disponibilizadas.

Em 2020, durante a pandemia, o professor contou que também desenvolveu um projeto com objetivo semelhante ao do jogo “Mistura Explosiva”, propondo aos alunos que produzissem vídeos para o TikTok esclarecendo fake news relacionadas à Química, incluindo o tema do uso correto dos produtos de limpeza. A atividade foi realizada com alunos do colégio Augusto Ramos, localizado na Zona Norte, e conquistou o prêmio Destaque Educação 2021, no Educa Week.

 








Publicado em 29/09/2022


 

Voltar para relação de matérias

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região