Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Cerâmicas - Conselho Regional de Química - IV Região

Cerâmicas 

 


 
 
 

O termo cerâmica é derivado do grego kerameikos, que significa “feito de terra”. A cerâmica compreende todos os materiais inorgânicos, não-metálicos, normalmente obtidos após tratamento térmico a temperaturas elevadas. Com o nome de cerâmica ou produtos cerâmicos entendem-se os materiais à base de argila com os quais são confeccionados objetos de forma e de empre-go muito diversos, como tubos, bacias, objetos decorativos, recipientes, objetos de uso domésticos, louças, artigos sanitários e isolantes elétricos, entre outros.

Os produtos cerâmicos podem ser feitos de pasta porosa (ou massa leve) e de pasta compacta (ou massa dura), respectivamente, permeáveis e impermeáveis aos fluidos. Os produtos de pasta porosa são obtidos por cozimento a uma temperatura mais baixa, suficiente apenas para se obter a desidratação total da argila; para os de pasta compacta deve-se provocar o início da fusão, obtendo-se a soldagem dos grãos da pasta até se chegar a uma massa dura, compacta e impermeável, em um processo chamado de sinterização. Adicionam-se substâncias que agem como fundentes e o cozimento é realizado a temperaturas mais baixas. Produtos de pasta porosa são a terracota, a louça e as maiólicas (ou faiança). Entre os de pasta compacta estão os grés e a porcelana. A pasta dura, ou “verdadeira porcelana” ganhou esta denominação por causa de sua matéria prima e da temperatura de queima, entre 1200°C e 1450°C, que resultam em um produto translúcido, impermeável, branco, de grande dureza, resistência e capaz de suportar água fervente.

A indústria cerâmica pode ser subdividida em nove segmentos em função de diversos fatores, como matérias-primas, propriedades e áreas de utilização:

  • Cerâmica vermelha, que inclui os materiais de coloração avermelhada usados na construção civil, como tijolos, blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cerâmicos e utensílios de uso doméstico, como filtros de água, e de adorno;

  • Materiais de revestimento, como azulejos, pastilhas, porcelanatos e grés, usados para a produção de condutores de água, pisos e aparelhos para a indústria química;

  • Cerâmica branca, grupo bastante diversificado, que inclui louça sanitária, louça de mesa, isoladores elétricos, cerâmica artística decorativa e utilitária e cerâmica técnica para fins diversos, como químico, elétrico, térmico e mecânico;

  • Materiais refratários, usados em equipamentos industriais. Para ser considerado refratário, o material deve suportar, no mínimo, 1.435°C sem se deformar ou se fundir;

  • Isolantes térmicos que podem ser placas, blocos, tijolos ou cimentos, argamassas e fibras refratárias;

  • Fritas, que consistem em vidro moído usado no acabamento para tornar a peça impermeável;

  • Corantes, normalmente óxidos puros ou pigmentos inorgânicos sintéticos usados para dar coloração às peças.

  • Uma parte da indústria de abrasivos, que entra na categoria de produtos cerâmicos por utilizarem matérias-primas e processos semelhantes aos da cerâmica; vidro, cimento e cal, que, por suas particularidades e volume de produção formam segmentos muitas vezes considerados à parte das cerâmicas;

  • Cerâmica de alta tecnologia ou Cerâmica avançada, que usam matérias-primas sintéticas de altíssima pureza e abastecem setores de alta tecnologia, como eletrônica, computadores, comunicação óptica, máquinas de corte, formas metálicas para cunhagem de moedas, reatores de alta temperatura, partes de motores sujeitos a altas temperaturas, implantes médicos e muitas outras aplicações.


Matérias primas -
As matérias-primas empregadas na fabricação de produtos cerâmicos podem ser naturais ou sintéticas. As naturais são aquelas extraídas da natureza ou submetidas a algum tratamento físico para eliminação de impurezas. As sintéticas são as que foram submetidas a um tratamento térmico, que pode ser calcinação, sinterização, fusão e fusão/redução e as produzidas por processos químicos.

Entre as matérias-primas naturais, a argila constitui parte importante da composição das massas, e recebe designações como caulin, bentonita, argila refratária, flint-clay e ball Clay, de acordo com sua utilização. Também são matérias primas naturais agalmatolito; andalusita, cianita e silimanita que são silicatos de alumínio usados principalmente para a fabricação de refratários; bauxita; calcita; cromita; dolomita; feldspato; filito cerâmico e magnesita; e materiais fundentes diversos com elevado teor de álcalis, que reduzem a temperatura de queima e a porosidade do produto, como o feldspato e o filito. Outras matérias-primas naturais são a pirofilita, o quartzo, o talco, a wolastonita e a zirconita. As matérias-primas sintéticas são: alumina (óxido de alumínio), óxido de alumínio eletrofundido marrom; óxido de alumínio eletrofundido branco, carbeto de silício, cimento aluminoso, mulita-zircônia, espinélio, sílica ativa, magnésia, que é uma importante matéria-prima para a indústria de refratários, e a mulita sintética.

Os processos de fabricação das cerâmicas variam de acordo com o tipo de peça ou de material desejado. De modo geral, eles se compõem das seguintes etapas: 1) Preparação da matéria-prima e da massa; 2) Formação das peças por colagem, prensagem, extrusão ou torneamento; 3) Tratamento térmico, que inclui secagem e queima em temperaturas entre 800°C e 1700°C para a maioria dos produtos, quando ocorrem as transformações desejadas em sua estrutura e composição; 4) Aacabamento, etapa em que os produtos são submetidos a esmaltação e decoração.

O setor que mais se diferencia quanto ao processo de fabricação é o do vidro. Produtos de porcelana denominados triaxiais são formados em geral por argilas, quartzo e feldspato, ou por minerais assemelhados. Costuma-se diferenciar grés de porcelana. O grés é obtido a partir de argilas plásticas e refratárias que suportam altas temperaturas. Depois de queimadas entre 1150°C e 1300°C apresentam absorção de água reduzida e coloração avermelhada, branca, cinza ou preta. Já a porcelana também é uma cerâmica triaxial, mas a fração argilosa corresponde a caulins brancos e a quantidade de feldspatos é maior. Depois de queimada, a porcelana apresenta transparência e absorção de água próxima de zero. O termo porcelana vem de uma denominação latina dada a uma determinada concha caracterizada por sua transparência e alvura e cuja forma se assemelhava a um “porquinho”, ou “porcella” em latim.

História - As qualidades de plasticidade, resistência e dureza das argilas queimadas foram descobertas e usadas possivelmente desde dez mil anos antes de Cristo. Nas antigas civilizações do Oriente Médio, a tradição de produção da cerâmica remonta a cerca de 7.000 a 8.000 anos.

Inicialmente os objetos de argila eram queimados no sol. Mais tarde descobriu-se que, colocada no fogo ou em fornos, a cerâmica se tornava muito mais resistente. Diferentes locais produziam diferentes cores de argila, e por isso as decorações coloridas começaram a aparecer. Na Ásia, vilarejos neolíticos em Banpo, na província chinesa de Shaanxi, produziam cerâmicas de boa qualidade em 4.500 a.C. Os urbanistas de Mohenjo-daro, no Vale Indus, no Paquistão, civilização da Era do Bronze que existiu há 4.000 anos, usavam tijolos de argila queimada e telhas para construir prédios públicos, dutos de água e um avançado sistema de esgotos. Egípcios, gregos e sírios produziam cerâmica milênios antes de Cristo. Como a produção de cerâmica evoluiu simultaneamente em várias partes do planeta, a tecnologia de produção se confunde com o desenvolvimento dos povos, e mostra os intercâmbios culturais que ocorreram ao longo da história.

Os chineses foram os primeiros a aperfeiçoar a tecnologia de fabricação da porcelana de alta qualidade e beleza por volta do século VI. Acredita-se que a tecnologia cerâmica chinesa chegou ao Ocidente e Oriente Médio por conta das cruzadas, dominando os mercados europeus entre os séculos XV e XVII. Os europeus tentaram durante séculos imitar a porcelana chinesa, na França, Inglaterra e Alemanha, quase sempre sem sucesso, embora surgissem novas variedades de terracota ou faiança. Foi só no século XVIII que os europeus descobriram a fórmula da porcelana, e começaram a fabricá-la inicialmente em Meissen, na Alemanha, em 1730, e em Sèvres, na França, em torno de 1751. Na Inglaterra, cinzas de ossos bovinos começaram a ser usadas na composição da porcelana nesta época, ganhando o nome em inglês de bone china. O século XIX viu um enorme crescimento na demanda por porcelana e cerâmicas de todos os tipos na Europa e nos Estados Unidos. A mecanização da indústria substituiu o trabalho que antes era praticamente artesanal na produção e acabamento das peças.

Vidros, faianças e porcelanas são objetos inventados ou reinventados pela química, e constituem um bom exemplo da interface entre a química e a arte. Afinal, foram muitos os artistas que usaram recursos da química para criar obras de arte em fábricas de porcelanas em Meissen, em Sèvres, Chelsea, Viena e Nymphenburg.

Pigmentos como o bleu du roi, o bleau celeste de Hellot, o rose Pompadour e o jaune junquille desenvolvidos em Sèvres, e muitos outros, alguns herdados da Antiguidade, aplicados sobre louças ou graciosas figuras ainda hoje encantam colecionadores.

No final do século XX a cerâmica ganhou novas aplicações, e a denominação de cerâmica avançada. São produtos cerâmicos eletroeletrônicos, magnéticos, ópticos, químicos, técnicos, mecânicos, biológicos e nucleares usados em naves espaciais, satélites, usinas nucleares, materiais para implantes em seres humanos, aparelhos de som e de vídeo, suporte de catalisadores para automóveis, sensores de umidade e de gases, ferramentas de corte, brinquedos e utensílios simples, como acendedores de fogão.


Brasil -
No Brasil, a história da cerâmica pode ser dividida em três períodos: artesanal, industrialização e modernização. O período artesanal, que inclui as cerâmicas indígenas e as manufaturas da época colonial, vai até o início do século XX. Quando Cabral chegou ao Brasil os índios da Ilha de Marajó já produziam cerâmicas de alta qualidade e beleza, como vasilhas, urnas funerárias, estatuetas, objetos para ornamentação e bancos. Hans Staden, em seu livro Viagem ao Brasil, escrito em pleno século XVI, relata como os índios fabricavam potes e vasilhas: “As mulheres é que fazem as vasilhas de que precisam. Tiram o barro e o amassam; dele fazem todas as vasilhas que querem; deixam-nas secar por algum tempo, e sabem pintá-las bem. Quando querem queimá-las, emborcam-nas sobre pedras e amontoam ao redor grande porção de cascas de árvores, que acendem e, com isto, ficam queimadas, pois que se tornam em brasas, como ferro quente”. A chegada dos portugueses alterou os processos de produção dos índios. Foram instaladas olarias nos colégios, engenhos e fazendas jesuítas, onde eram produzidos tijolos, telhas e louça de barro para uso diário com o auxílio de tornos.

O período da industrialização no Brasil começou no início do século XX e foi desencadeado por profundas mudanças sócio-econômicas no país, que provocaram o rápido crescimento das cidades após a segunda guerra mundial. A madeira utilizada nas construções tornou-se escassa e cara, e foi substituída por tijolos. O desenvolvimento da arquitetura ampliou a demanda por outros produtos, como azulejos, ladrilhos, pastilhas grés e porcelanas de mesa, iniciando um período de popularização dos produtos cerâmicos. Com o aumento da demanda, as olarias, que operavam de forma familiar, tiveram que ampliar seu sistema de produção, modernizando as técnicas produtivas com equipamentos importados e processos europeus. Houve uma grande expansão do parque cerâmico nacional e inúmeras indústrias se instalaram no país, diversificando a oferta de produtos. As novas fábricas passaram a produzir materiais de revestimento, como pisos, azulejos e pastilhas; cerâmica sanitária; isoladores elétricos de porcelana; louça e porcelana de mesa, objetos de adorno e para uso técnico; materiais abrasivos e refratários. Nas décadas de 1970 e 1980 surgiram os blocos de furo vertical, e as indústrias promoveram modernizações; algumas unidades adotaram novos tipos de fornos e automatizaram seus processos produtivos.

O terceiro período da indústria cerâmica no Brasil começou na década de 1990 chegando aos dias atuais, e consiste na adoção de conceitos de qualidade e produtividade. Para enfrentar um mercado globalizado e cada vez mais competitivo, as indústrias passaram a investir em programas de qualidade, adaptando-se às exigências crescentes dos consumidores e às novas regulamentações comerciais, com esforços dirigidos também à ampliação de sua inserção no mercado internacional. Mas, mesmo em pleno século XXI, a produção de cerâmica vermelha brasileira ainda mantém manufaturas nos três estágios evolutivos de produção – artesanal, industrial e de alta qualidade – inclusive no Estado de são Paulo, onde existe o maior parque produtor e o mais moderno do país.

Leia mais:








































Bibliografia:

  • Anuário Brasileiro de Cerâmica 2002. Publicação da Associação Brasileira de Cerâmica

  • Marola, Silvio J. – Cerâmica: história e desenvolvimento. Ed. Senai, SP, 1993

  • Maar, Juergen H. – História da Química, Uma história da Ciência da Matéria, primeira parte. Ed. Conceito Editorial, 2008.

  • Ullmann?s Encyclopedia of Industrial Chemistry, 5ª edição, vol. A6

  • Associação Brasileira de Cerâmica

  • Victoria and Albert Museum - Inglaterra

Texto
Mari Menda
Depto. de Comunicação e Marketing CRQ-IV
 
Revisão
Prof. Dr. Antonio Carlos Massabni
Prof. Titular aposentado do IQ-Unesp Araraquara


Publicado em 12/04/2011

 

Voltar




 

 
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região