Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Fim do Reiq será discutido em live do Correio Braziliense
 

 

O Correio Braziliense realiza, nesta quinta-feira (6), às 15h, a live Setor Químico: Por que é estratégico para o crescimento do país?. O encontro on-line terá a participação de parlamentares, especialistas e representantes da indústria química para debater os principais desafios e impactos do possível fim do Regime Especial da Indústria Química (Reiq). A live faz parte do Correio Talks, iniciativa do Correio Braziliense que vem realizando debates sobre temas diversos, e será transmitida pelo site e redes sociais do veículo.

Participam do encontro: o economista Paulo Gala; o presidente da Abiquim, Ciro Marino; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Ricardo Alban; o senador Jean-Paul Prates; e os deputados federais Arnaldo Jardim e Laércio Oliveira. Os painelistas responderão perguntas dos internautas, que poderão encaminhar seus questionamentos clicando aqui.

Se o Congresso ratificar a Medida Provisória nº 1.034, que elimina o Reiq a partir de junho, além perder empregos, o país terá de lidar com aumentos de preços, uma vez que a indústria química está na base de todo o setor produtivo, de embalagens a carros. O Brasil também perderá competitividade frente aos seus principais concorrentes, que contam com incentivos governamentais. Países como Estados Unidos, Índia, China e Coreia do Sul têm programas de incentivos à indústria química mais amplos do que o Reiq.

Vale lembrar que o custo de produção da indústria química brasileira é um dos mais altos do mundo. Aqui, a carga tributária do setor está entre 40% e 50% sobre o faturamento. Nos Estados Unidos, em torno de 20%. O custo da matéria-prima no Brasil é, em média, 30% mais alto do que em países com indústria química mais forte.

Clique aqui para acompanhar o evento.

 



Com informações do Correio Braziliense

Publicado em 04/05/2021



Voltar para a relação de notícias


 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região