Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Lei garante remédio gratuito à base de cannabis

Divulgação

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, durante a cerimônia que sancionou a lei

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), sancionou ontem (31/01), a Lei 17.618/2023, que institui a política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa (Alesp) em dezembro do ano passado.

A nova legislação estabelece que a rede estadual pública de saúde e a rede privada conveniada ao SUS fornecerão, de forma gratuita, medicamentos com canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) - dois derivados da cannabis - para pacientes com prescrição médica.

De acordo com o documento, a distribuição ocorrerá em situações excepcionais indicadas pela medicina. Os produtos poderão ser nacionais ou importados e precisarão estar em conformidade com as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A norma, de autoria do deputado estadual Caio França (PSB), é a primeira lei a ser sancionada pelo novo governador. O parlamentar expressou o seu contentamento dizendo que "a lei garante que São Paulo esteja na vanguarda desse assunto aqui no Brasil. É uma grande vitória, principalmente para as famílias com pessoas que precisam da cannabis medicinal: autistas; com síndromes raras; idosos com Parkinson, epilepsia, Alzheimer; entre outras".

"É triste ver uma criança, que deveria estar brincando, tendo uma convulsão atrás da outra", enfatizou o Tarcísio de Freitas. "É isso que o Estado precisa fazer: se colocar no lugar das pessoas e ser um instrumento para melhorias", acrescentou o governador, enaltecendo a perseverança de todos os que lutaram para que esse dia chegasse, já que essa luta irá facilitar a vida de muitas outras pessoas.

Indicações - Medicamentos à base de cannabis têm se mostrado como a única opção eficaz para o tratamento de alguns quadros de diversas doenças e síndromes, como dores crônicas, fibromialgia, depressão, ansiedade e distúrbios de sono. No Brasil, desde 2015, quando a Anvisa autorizou a importação dos produtos, os pedidos vêm aumentando ano a ano, sendo que somente em 2021 mais de 40 mil solicitações foram registradas.

Apesar de existir a possibilidade de autorização para a importação, o processo ainda é considerado muito burocrático no país. Além disso, o custo dificulta o acesso de grande parte daqueles que precisam. Por essas razões, o anúncio da garantia de distribuição dos medicamentos de forma gratuita surge como uma esperança para muitas famílias.

CFQ - Em novembro do ano passado, o Químico Ubiracir Fernandes Lima Filho, integrante do Conselho Federal de Química e representante da entidade na Anvisa, escreveu um artigo sobre a resolução do Conselho Federal de Medicina que aprovou o uso do canabidiol para o tratamento de certas doenças em crianças e adolescentes. No trabalho, o profissional detalhou as substâncias encontradas na cannabis e seus efeitos terapêuticos. Clique aqui para ler o texto.

O CRQ-IV/SP promoverá em abril o curso “Química da cannabis: Boas Práticas para Segurança, Eficácia e Regulação”. Estão confirmados como ministrantes os Químicos Ubiracir Fernandes Lima Filho e Nelson Claro Junior. Mais detalhes sobre o evento serão divulgados em breve.


Com informações da Alesp
Publicado em 01/02/2023


Voltar para a relação de notícias

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região