Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Live discutiu ACV de Polímeros e Elastômeros


A Comissão Técnica de Elastômeros e Polímeros do CRQ-IV promoveu nesta quinta-feira uma live com o tema Avaliação do Ciclo de Vida de Polímeros e Elastômeros. A live teve mediação de Karina Daruich, integrante da própria comissão.

A primeira palestra foi com o Engenheiro Químico Claudio Roberto Passatore, formado pela Faculdade Oswaldo Cruz. Ele falou sobre o que é e como é feita a avaliação do ciclo de vida de polímeros e elastômeros.

Passatore informou que nos anos 1960, com a crise do petróleo e com o expressivo aumento da população, a sociedade começou a questionar o limite da extração dos recursos naturais e o impacto da poluição gerada com o descarte dos produtos. A partir de 1969 começou-se a dar importância a esses temas, o que gerou a edição das normas da série 14000.

Ele falou que a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) analisa os ciclos de vida de um produto: existem os ciclos técnicos, quando um produto ou suas matérias-primas após sua utilização são restaurados e reutilizados; e os ciclos biológicos das matérias-primas, com materiais não tóxicos restaurados, num efeito cascata de uso após uso. Em alguns casos um único produto pode englobar ambos os ciclos, como as resinas plásticas produzidas a partir de matéria-prima renovável.

“A ACV é um processo objetivo que avalia todo o ciclo de vida de um produto, e se refere a todas as etapas de produção, da fabricação, uso, descarte e o que acontece com este produto na natureza após seu descarte”, informou Passatore. Disse também que quando se fala de avaliação do ciclo de vida é preciso contabilizar as retiradas de recursos naturais e energia da natureza e as devoluções para a mesma.

O especialista falou sobre a macro visão do ciclo de vida, que envolve conhecimentos na área ambiental, engenharia de materiais, processos, e considera todas as partes de um sistema e a inter-relação entre elas. Ele abordou a questão da produção e reciclagem de plásticos no mundo, revelando que no Brasil houve produção de 11 milhões de toneladas de lixo plástico em 2020. O total do plástico reciclado foi de apenas 145 mil toneladas, ou apenas 1,28% do plástico produzido, e considerou que por isso é importante avaliar o ciclo de vida deste material.

Passatore listou as quatro etapas de um estudo ACV de acordo com as normas ISO que são: a definição dos objetivos e escopo; a análise de inventários; a avaliação dos impactos ambientais em processos e resíduos e a interpretação, que é a última etapa. “A interpretação busca identificar o que é menos impactante ao meio ambiente”, disse.

O engenheiro trouxe o exemplo de um estudo sobre uma troca de embalagem de papel cartonado por uma embalagem plástica flexível. Lembrou a importância da embalagem para a proteção do alimento, no transporte e para torná-lo acessível a todos. “Sem as embalagens plásticas teríamos impacto ambiental ainda maior”, falou. A embalagem cartonada tinha 56 gramas e a plástica 26 gramas, o que reduziu espaço físico no freezer, no transporte, permitiu economia de combustível durante o transporte, e tudo isso é levado em conta na análise.

Mostrou outro exemplo de embalagens de achocolatados, que antes eram vendidos em latas de aço e hoje estão embalados em polietileno. Mostrou as vantagens e desvantagens dessas substituições. O estudo mostra indicadores de sustentabilidade em relação ao aquecimento global e outros fatores. Trouxe também outros estudos sobre trocas de materiais e os resultados em relação aos impactos ambientais, com seus prós e contras.

O apresentador fez considerações quanto aos polímeros, chamando a atenção para o fabricante olhar a cadeia produtiva como um todo; avaliar os projetos e repensar hábitos de uso; avaliar o design do produto, já que ele pode ter uma embalagem com menor massa, obtendo assim ganhos; pensar que qualquer melhoria focada em sustentabilidade e meio ambiente é bem-vinda. Lembrou que o resíduo pode ser tratado como uma matéria prima que pode ser reutilizada.

Pneus - O segundo palestrante foi Carlos Eduardo de Santo, formado em Engenharia Química pela Unicamp, com especialização em meio ambiente. Ele falou sobre o tempo de vida de produtos e a análise do ciclo de vida de elastômetros, especificamente sobre pneus. Disse que o Ciclo de Vida (CV) de um produto leva em conta o impacto que ele causa no meio ambiente, uma necessidade atual importante. Em relação ao pneu, seu impacto é muito grande, salientou.

Mostrou um trabalho feito em conjunto com a Pirelli que será apresentado no 24º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, que será promovido em Águas de Lindoia de 6 a 10 de novembro de 2022. Com este trabalho busca-se a forma de fazer um produto mais viável, ou seja, com boa durabilidade, e que causasse menos danos ao meio ambiente, explicou de Santo.

O engenheiro falou sobre a estrutura básica e o ciclo de vida dos pneus, da fabricação ao descarte no meio ambiente, e disse que este descarte é uma grande preocupação, por isso pensa-se em como aumentar o tempo de vida do produto. Apresentou um estudo sobre o envelhecimento da borracha de pneus, o envelhecimento mecânico e dados sobre resistência, dureza e resiliência da borracha.

Abordou a importância de se fazer ensaios físico-químicos, como ressonância magnética nuclear e ensaios de densidade, além de análises térmicas de amostras de borrachas, para se conhecer melhor o produto utilizado e identificar melhor suas características. Disse que a durabilidade e qualidade de pneus é uma questão muito importante, já que impacta na segurança de pessoas e na questão da sustentabilidade.

No encerramento, Karina Daruich encaminhou aos palestrantes as perguntas feitas pelos dos participantes.

A integra da live está disponível no canal do CRQ-IV no YouTube.

 

Publicado em 29/09/2022


Voltar para a relação de notícias

 

 

 


 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região