Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Conselho apresenta a parlamentar riscos da PEC 108/2019

 

CRQ-IV

Wagner Lopes (à esq.), gerente da Fiscalização e conselheiro federal, e o presidente do CRQ-IV, Hans Viertler (à dir.), apresentaram ao deputado Vanderlei Macris os riscos à sociedade que podem ser gerados pela PEC 108/2019



O presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, e o gerente do setor de Fiscalização da entidade, Wagner Lopes, tiveram uma audiência na última terça-feira (14) com o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP), realizada no escritório político do parlamentar situado em Americana, interior paulista
.

 

O encontro teve como principal objetivo apresentar a Macris os riscos inerentes à sociedade em caso de eventual aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 108/2019, apresentada pelo Ministério da Economia em julho do ano passado e que se encontra em trâmite na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

 

"Além de não gerarem custos para o governo, os conselhos prestam um importante serviço à sociedade, protegendo-a contra aqueles que desrespeitam a ética", assinalou Wagner Lopes, que também é conselheiro federal. Já o presidente do CRQ-IV ressaltou a importância de se preservar os conselhos, pois estes representam a única forma de garantir o exercício de atividades por profissionais devidamente habilitados.

 

O deputado Vanderlei Macris ofereceu apoio e solicitou aos representantes do CRQ-IV o envio de sugestões para uma nova proposta a ser discutida com o relator da PEC na CCJC, deputado Edio Lopes (PL-RR), visando evitar que os conselhos sejam prejudicados. Ele também se comprometeu a contribuir no sentido de ampliar a discussão sobre a proposta na Assembleia Legislativa de São Paulo, atualmente presidida por seu filho, o deputado estadual Cauê Macris (PSDB-SP).

 

Sobre a proposta - A PEC 108/2019 visa dispor sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais, mas ao propor que o registro nessas entidades e o pagamento das anuidades (que custeiam as atividades dos conselhos) passem a ser facultativos a profissionais e empresas, tornaria inviável a manutenção das atividades de fiscalização. Isso permitiria, por exemplo, o exercício de profissões hoje regulamentadas por pessoas sem a formação adequada.

No caso da área química, diversos produtos como alimentos, bebidas, cosméticos e saneantes têm a produção realizada sob a supervisão de Profissionais da Química que atuam como Responsáveis Técnicos (RTs), que só podem exercer tal função se aprovados pelo Plenário do CRQ-IV. O propósito é garantir que importantes itens de uso cotidiano sejam fabricados de acordo com as normas de eficácia e segurança, evitando prejuízos aos consumidores.

 

A mobilização das entidades de fiscalização profissional resultou na criação, em agosto de 2019, da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais, coordenada pelo deputado Rogério Correia (PT-MG). Desde então, representantes dessas entidades, como o Sistema CFQ/CRQs, têm procurado sensibilizar os deputados federais, visando barrar o trâmite da proposta.

 

Atualmente, a PEC aguarda o parecer do relator, o deputado Edio Lopes, que no último mês de dezembro manifestou ao Conselho Federal de Química a disposição de enviar ao Congresso Nacional uma nova proposta "com um tom mais conciliador a respeito dos interesses do atual governo e dos conselhos profissionais". Confira a nota oficial emitida pelo CFQ sobre o assunto.

Publicado em 15/01/2020




Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região