Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Em entrevista à TV Alesp, superintendente relembra os riscos do amianto
 

  Empresas devem contar com profissionais capacitados, diz Lopes

O superintendente do CRQ-IV, o Engenheiro Químico Wagner Contrera Lopes, concedeu nesta terça-feira (7) entrevista via Zoom ao programa Conexão Legislativa, da TV da Assembleia Legislativa de São Paulo (TV Alesp), para falar sobre o amianto ou asbesto, substância que, devido ao seu alto potencial cancerígeno, teve o uso e comercialização proibidos por meio da Lei Estadual nº 12.684, de 2007.

Além de salientar os riscos que a substância oferece à saúde humana e ao meio ambiente, Lopes destacou a importância dos profissionais da química na pesquisa de matérias-primas que substituíram o amianto, que era usado principalmente na fabricação de telhas e caixas d'água. Do mesmo modo, o engenheiro destacou a relevância que os especialistas da área têm ao orientar a importação de produtos que eventualmente possam conter em sua formulação amianto ou outra substância proibida no Brasil. De acordo com Lopes, é fundamental que as empresas importadoras consultem um profissional capacitado que possa avaliar se aquele produto contém ou não alguma substância química proibida pela legislação nacional.

“Nós já tivemos algumas situações com produtos que vieram de fora, como uma fralda para criança, cujo gel utilizado tinha um componente que era proibido no mercado brasileiro”, contou. Independente de qual seja o produto importado, o importador se equipara ao fabricante nacional, devendo cumprir com as mesmas exigências. O produto importado precisa primeiro passar por análises químicas para que se tenha certeza de que está de acordo com a legislação brasileira, completou o superintendente do CRQ-IV, que também é integrante do Conselho Federal de Química.

Na TV, o programa vai ao ar no dia 18 de dezembro, às 10h.

A entrevista também foi veiculada no canal da TV Alesp no YouTube. Assista:


 





Atualizado em 17/12/2021
Publicado em 08/12/2021


Voltar para a relação de notícias




Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região