Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


CFQ alerta sobre riscos de contato com manchas de óleo


 

Pixabay


Voluntários sem o devido equipamento de segurança correm riscos, pois a composição química do petróleo e seus derivados é altamente tóxica


O Brasil todo acompanha o esforço dos milhares de voluntários para retirar o óleo cru (petróleo não refinado) que já atingiu mais de 2.100 quilômetros de litoral de nove estados. O Conselho Federal de Química (CFQ)  alerta para o perigo a que essas pessoas estão se expondo: as substâncias tóxicas do petróleo bruto são potencialmente carcinogênicos e mutagênicos.

 

A presidente do Conselho Regional de Química da 1ª Região (CRQ-I), que atua em Pernambuco, é a Química Industrial e mestre em Tecnologia Ambiental Sheylane Luz. Ela esclarece que hidrocarbonetos poliaromáticos (HPA) presentes no petróleo bruto e seus derivados pertencem a um grupo de compostos orgânicos semi-voláteis que estão entre os compostos mais tóxicos do óleo nesse estado e podem causar problemas sérios de saúde, como câncer.

 

Segundo ela, a intoxicação por HPAs pode ocorrer por diferentes vias, como a pele, ou por ingestão. Por isso o banho de mar, mesmo que para auxílio na limpeza local, é desaconselhado e perigoso nos locais onde haja presença do óleo. No afã por retirar o maior volume de óleo que encontrar e proteger arrecifes de corais e animais marinhos, muitos voluntários estão entrando no mar e tocando no óleo sem a devida proteção. A presidente do CRQ-I explica que, nesse caso, as luvas e botas não são suficientes. “Por possuírem baixo peso molecular, alguns HPAs podem ser solubilizados em água, aumentando os riscos de contaminação, ou seja, apenas indivíduos devidamente treinados e com equipamentos e vestimentas seguras podem manusear esses compostos”, destaca.

 

E para onde vai o óleo? O Sistema CFQ/CRQ lembra que os HPAs são compostos altamente estáveis e que persistem no ambiente, resistindo à degradação química e biológica, além de terem a capacidade de bioacumular em organismos vivos, sendo prejudiciais aos humanos. Sheylane esclarece que estes são poluentes orgânicos, portanto de grande persistência ambiental. Para ela, o grande questionamento que a sociedade ainda não fez diz respeito ao destino desse óleo que está sendo coletado nas praias. “Os profissionais da Química podem contribuir para o tratamento e destinação correta desses resíduos, precisamos pensar na forma correta de descarte para não termos um problema mais a frente”, sinaliza.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do CFQ

 


Publicado em 23/10/2019



Voltar para a relação de notícias

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região