Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Etec de São Manuel produz álcool gel para entidades filantrópicas

 

Divulgação
Alunos do curso Técnico em Química da Etec produziram 100 kg de álcool em gel 70º



Estudantes do curso Técnico em Química da Escola Técnica Estadual (Etec) Dona Sebastiana de Barros, de São Manuel, produziram 100 kg de álcool em gel 70º para serem distribuídos a entidades assistenciais do município, visando auxiliar no combate à pandemia de Covid-19.

 

O professor Daner Aparecido de Farias, coordenador do curso, relata que o diretor da Etec, Valter Fontes Cardoso, atendeu a uma solicitação do presidente do abrigo para idosos "Pousada da Colina", João Grava Junior, que forneceu parte do álcool líquido necessário para viabilizar a produção na escola.

 

Os alunos participantes, do segundo e do quarto módulo do curso, atualmente estão em período de recesso de aulas. Todos foram convidados via WhatsApp e prontamente aceitaram participar em caráter voluntário. De acordo com o professor, alguns dos estudantes já atuam na área química, em segmentos como biocombustíveis, produção de peças em fibra de vidro, transformação de madeira, indústria de tintas e outros fazem estágio no laboratório de análises mantidos pela Faculdade de Agronomia da Unesp de Botucatu.

 

Divulgação
Embalagens e rótulos foram doados por empresas da área de saneantes pertencentes a ex-alunos da Etec



O processo produtivo durou cerca de três horas e foi realizado no dia 2 de abril. Já no dia seguinte, as embalagens com o álcool em gel foram entregues. Além da Pousada da Colina, que abriga cerca de 50 idosos, também recebeu o produto um grupo de voluntários de São Manuel que auxilia portadores de câncer e suas famílias, fornecendo alimentos e produtos de higiene.

 

"Foi uma parceria que envolveu empresas, a escola e as instituições filantrópicas. As empresas, que atuam na área de saneantes e pertencem a ex-alunos da Etec, forneceram as embalagens e os rótulos, enquanto a escola disponibilizou as instalações, arcou com os reagentes e parte do álcool líquido, e as instituições conseguiram, através de doações, o restante do álcool utilizado", explica o docente. Ele avalia que o suprimento destinado à Pousada da Colina deverá atender à demanda da entidade por aproximadamente 60 dias.


A iniciativa poderá beneficiar outras instituições da cidade e de outros municípios da microrregião, a exemplo de Areiópolis e Pratânia. "O secretário de Saúde de Areiópolis, que é ex-aluno da Etec, já entrou em contato conosco", informa o professor da Etec.


 


Publicado em 06/04/2020


 

Voltar para a relação de notícias

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região