Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


CRQ-IV e a Abren firmam acordo com foco em capacitação profissional


CRQ-IV

Na parte superior, da direita para a esquerda: o vice-presidente da Abren, Rubens Aebi; o presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, acompanhado da gerente de fiscalização, Andrea Mariano; e o presidente da Abren, Yuri Tisi. Na parte inferior, da direita para a esquerda: o coordenador das Comissões Técnicas do CRQ-IV, Aislan Balza, e o Assessor de Relações Institucionais do Conselho, José Lupércio Zerbinatti.  

Assinado no mês de junho, o termo de cooperação técnica entre o CRQ-IV e a Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren) tem a finalidade de promover a capacitação e atualização dos profissionais da Química que atuam na recuperação energética de resíduos e geração de energia limpa, visando desenvolver este setor nos aspectos relacionados à inovação, pesquisa, desenvolvimento, produção, avaliação de segurança, eficácia e controle de qualidade.

Com a parceira, as partes se comprometem a elaborar conjuntamente eventos e lives sobre temas relativos à área, com o auxílio da Comissão Técnica de Energia do CRQ-IV; e compartilhar entre si suas agendas de eventos técnicos e, quando pertinente, cooperar na divulgação dos mesmos, a fim de abranger cada vez mais profissionais. Está prevista ainda a realização de duas reuniões anuais para planejamento de metas e atividades comuns entre as entidades.

Em virtude de a associação estar sediada em Brasília (DF), a oficialização da parceria ocorreu por meio de reunião virtual. Por parte do CRQ-IV, participaram o presidente, Hans Viertler, a gerente de fiscalização, Andrea Mariano, o Assessor de Relações Institucionais, José Lupércio Zerbinatti, e o coordenador das Comissões Técnicas, Aislan Balza. Representando a Abren, estiveram presentes o presidente-executivo, Yuri Schmitke Almeida Bechior Tisi, e o vice-presidente, Rubens Herbert Aebi.

Para o presidente da associação, Yuri Schmitke, a parceria trará excelentes resultados para ambas as instituições no tocante ao desenvolvimento de estudos e organização de eventos relacionados à recuperação energética de resíduos, especialmente sobre os sistemas de tratamento de emissões atmosféricas instalados nessas usinas, que cumprem todas as normativas ambientais em vigor. “Tais sistemas conseguem capturar praticamente todos os particulados emitidos, cujas emissões são consideradas irrelevantes hoje em face das modernas tecnologias existentes. É preponderante o papel das instituições para demonstrar os enormes benefícios que a recuperação energética poderá proporcionar à saúde pública e ao meio ambiente”, ponderou.

O presidente Viertler também disse não haver dúvidas de que o acordo beneficiará o setor, mas também toda a sociedade. “Esse é um tema que preocupa todos os setores responsáveis da sociedade, uma vez que a busca pela economia de energia e pela sustentabilidade são pilares para a garantia de um futuro seguro para todos nós”, disse.

O termo de cooperação terá validade por cinco anos.

 

 


Publicado em 29/06/2022


Voltar para a relação de notícias





 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região