Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Parolin é eleito presidente do Conselho Diretor da Abiquim
 

Oxiteno

  Manutenção do Reiq é um dos desafios, diz Parolin

O presidente da Oxiteno, João Parolin, é o novo presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim. O executivo foi eleito na Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada no dia 22 de abril, e substitui o diretor-presidente da Elekeiroz, Marcos De Marchi, que exercia a presidência do Conselho da Associação desde junho de 2016.

A AGO é o órgão máximo deliberativo da entidade, responsável por apreciar as demonstrações contábeis e financeiras da associação. Sua realização é anual e a cada dois anos é promovida a eleição do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal. A AGO também elegeu os sete vice-presidentes da entidade.

Segundo Parolin, seus desafios imediatos são a manutenção do Regime Especial da Indústria Química (Reiq), o aumento da competitividade do setor e abertura comercial gradual, negociada e que ocorra de forma concomitante com a redução do Custo Brasil, temas que estiveram presentes em todos os trabalhos nas comissões da Abiquim que já tiveram a colaboração do executivo.

João Parolin é engenheiro químico, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em administração de empresas pela FGV, com MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA) da USP. Como complemento à sua formação participou do Skills, Tools and Competences da Fundação Dom Cabral/JL Kellogg e do Programa de Gerenciamento Avançado da Wharton School, além do curso de formação de conselheiros do IBGC. O executivo ingressou na Oxiteno em 1986 e atuou como gerente de marketing, gerente de vendas e diretor comercial até assumir a presidência da empresa em 2007.

Até ser eleito presidente, coordenou a Comissão Temática de Comércio Exterior da Abiquim desde julho de 2009, além de ter integrado a Comissão Temática de Economia e Competitividade, entre 2007 e 2018, na qual foi vice-coordenador entre 2008 e 2018.

Apoio - Por meio de ofício enviado nesta segunda-feira, o presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, cumprimentou Parolin pela eleição e disse que a entidade está desde já disposta a apoiar a Abiquim nos assuntos que envolvam o fortalecimento do setor químico e, claro, a manutenção dos empregos, que correrão sérios riscos se o Congresso Nacional aprovar a Medida Provisória que prevê o fim do Reiq. Clique aqui para ler a íntegra do ofício enviado por Vietler 

 

Publicado em 23/04/2021
Atualizado em 27/04/2021



Voltar para a relação de notícias


 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região