Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


IQSC comemora 50 anos do Mestrado em Físico-Química

 

Amanhã (16/03), das 14h às 17h30 o Instituto de Química da USP de São Carlos realizará um evento on-line para comemorar os 50 anos do curso de Mestrado em Físico-Química. A atividade será transmitida pelo canal do IQSC no YouTube.

Emanuel Carrilho, Diretor do IQSC/USP, fará apresentação focando na tradição e excelência dos 50 anos da pós-graduação e o futuro da área. O Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, professor Carlos Gilberto Carlotti Junior e o Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IQSC, professor Roberto Gomes de Souza Berlinck, participam do evento com apresentação, seguida de manifestação de pesquisadores que são ex-alunos do programa.

Regina Helena de Almeida Santos foi a primeira aluna a se inscrever no curso e também a primeira a apresentar o mestrado, que ocorreu em 26 de abril de 1974 onde hoje é o atual prédio do CDCC. A orientadora do trabalho “Determinação da estrutura do cloreto do bistribenzilfosfinóxido cobalto (II)" foi a professora Yvonne Primeira Mascarenhas, atualmente vinculada ao IFSC. Regina lembra que ganhou a máquina de escrever manual do seu pai e a usou para escrever o primeiro exemplar da sua dissertação “... porque na época não existia absolutamente nada parecido com o que é agora. A máquina de escrever era manual, se você errasse uma letra tinha que começar a página de novo, não havia meios de apagar.” A máquina integra o acervo do Centro de Memória do IQSC, instalado no edifício Q5. Regina é pesquisadora do Grupo de Cristalografia do IQSC.

Nelson Ramos Stradiotto apresentou a quarta defesa com o título “Síntese eletroquímica de compostos alquilmercúrio sólidos". O trabalho teve orientação do professor Ernesto Rafael González e a apresentação pública ocorreu em 19 de agosto de 1975. É pesquisador na Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – campus de Araraquara.

Dois meses depois, Elson Longo da Silva apresentou a sexta dissertação que ocorreu em 24 de novembro de 1975, sob o título de "Estudos semi-empíricos de estrutura eletrônica de moléculas. Novo programa CNINDO e nova parametrização: resultados para uma série de moléculas diatômicas, triatômicas e hexa-atômicas" e orientação do professor Carlos Frederico Bungue. É pesquisador junto ao Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos.

Em 2012 o programa de pós-graduação em “Físico-Química” passou a se chamar “Química – área de concentração Físico-Química”, por recomendação da CAPES que sugeriu unificar os programas do IQSC em um único curso com diversas áreas de concentração. Incluindo 12 de março de 2021, o programa de mestrado em Físico-Químico contribuiu com a formação qualificada de 514 profissionais.

Memórias do curso podem ser encontradas nas publicações disponíveis no Centro de de Memória Digital do IQSC.

 

Publicado em 15/03/2021


Voltar para a relação de matérias

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região