Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Artigo resume trajetória da Química no Brasil nos últimos 200 anos

 

SBPC


Medicamentos, alimentos, bebidas, cerâmica, produção e uso de materiais diversos, como pólvora e pigmentos. A Química sempre esteve presente na vida humana, desde as culturas mais remotas, como conhecimento prático. Entretanto, a Química científica como a conhecemos começou a esboçar-se a partir do século XVI, e a partir do século XVIII surge o que se pode chamar de Química “moderna”. O Brasil nunca esteve ausente de nenhuma dessas etapas: tanto nas aldeias indígenas como nos engenhos e fazendas, assim como nos conventos e em quartéis, muito se trabalhou com esses materiais e técnicas.

Assinado pelo professor Carlos Filgueiras, do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) o artigo "A ideia de nacionalidade e o desenvolvimento da Química no Brasil" foi publicado na nova edição da revista Ciência & Cultura, editada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) . Este número especial da revista, lançado junto com a Reunião Anual da SBPC – que começou no dia 24 e será encerrada no dia 30 de julho em Universidade de Brasília (UnB) – aborda temas importantes desses dois séculos de presença da ciência no Brasil.

O início de atividades mais regulares em Química e seu desenvolvimento no Brasil iniciou-se do século XIX, com a vinda da corte portuguesa para o Brasil, e se desenvolveu com a independência do Brasil. Com o passar do tempo, ocorreram inúmeras mudanças no panorama da química brasileira. Um dos grandes marcos foi a criação da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), fundada em 1922 no Rio de Janeiro, que realizou vários congressos e publicou a Revista Brasileira de Chimica, e que foi fechada em 1951. Em 1977, no bojo da 29.ª Reunião Anual da SBPC, surge a atual Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

“Muito mudou e muito ainda mudará”, aponta Filgueiras., “Há cinquenta anos, quando a pós-graduação ainda engatinhava, havia, em contraste, um enorme otimismo e um entusiasmo contagiante. Hoje o ambiente é bem mais sóbrio, mas há uma consciência de que a comunidade saberá responder aos desafios, que são crescentes. Será interessantíssimo verificar, depois do próximo meio século, como a Química brasileira terá reagido aos chamamentos que se vislumbram hoje”, finaliza.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

 

Publicado em 26/07/2022


Voltar para a relação de notícias

 

 

 

 

 





 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região