Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Farmoquímicos - Conselho Regional de Química - IV Região

Farmoquímicos 

 




Farmoquímicos são substâncias químicas com atividade farmacológica empregadas na produção de medicamentos. Geralmente são substâncias orgânicas provenientes de plantas, fungos e micro-organismos.

Seu processo de produção começa com a identificação de substâncias com atividades biológicas. O isolamento da substância é realizado por meio de testes de verificação da atividade no combate a doenças, concomitantes ao processo de extração. Posteriormente, a identificação da substância é feita por métodos analíticos e físico-químicos. As mais eficientes podem se transformar em matérias-primas das indústrias farmacêutica, veterinária e agroquímica, quando passam a ser chamadas de princípios ativos.

Assim, a produção de medicamentos em escala industrial por meio da preparação de misturas medicamentosas é apenas a fase final de um processo. Sua produção caracteriza-se como um processo biotecnológico ou químico de síntese orgânica. A síntese a partir de compostos químicos, como os carboquímicos, petroquímicos,  e outros, é a principal atividade das indústrias farmoquímicas. Elas  integram o setor de “química fina”, um dos que exigem pessoal mais qualificado e equipamentos com tecnologia de ponta.

Os Profissionais da Química contribuem muito  para o desenvolvimento de novos medicamentos, desde a descoberta até a síntese de princípios ativos. Alguns deles, inclusive, foram ganhadores de prêmios Nobel, como Satoshi Ōmura, William C. Campbell e Youyou Tu, laureados em 2015 em Medicina e Fisiologia pelas descobertas de novos tratamentos contra parasitas. Clique aqui para ler artigo publicado sobre este assunto no Informativo CRQ-IV.

Na indústria farmacêutica, o Profissional da Química exerce várias funções com a finalidade de possibilitar a combinação do princípio ativo com outras substancias que o tornem próprio para consumo e melhorem sua biodisponibilidade. Afinal, para o desenvolvimento de medicamentos são necessários conhecimentos de estrutura molecular, propriedades físico-químicas e síntese orgânica dos fármacos. Além disso, o controle de qualidade é realizado basicamente por meio de análises químicas, físico-químicas e microbiológicas, entre as quais podemos citar: teor de princípio ativo, teor de pureza, índice de acidez, teor de álcool, pH, contagem de micro-organismos patogênicos.

O Profissional da Química, devido à sua formação técnico-científica, possui habilitação para ocupar cargos de responsabilidade na indústria farmacêutica, em setores como produção, controle de qualidade físico-químico e microbiológico, e garantia da qualidade.

Confira nos links abaixo artigos publicados na seção QuímicaViva relacionados ao assunto:

- A química das plantas medicinais

Aspirina: um velho medicamento com novos usos

Capsaicina: da pimenta para usos terapêuticos

 




Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região