Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Minicursos 2015 - Conselho Regional de Química - IV Região

Minicursos 2015 

 


Gestão de qualidade em laboratórios é foco de minicurso

Igor Renato Bertoni Olivares foi o instrutor do treinamento em São José do Rio Preto

São José do Rio Preto - 07/11/2015 - Um total de 29 profissionais de  diversas cidades, como Agudos, Bauru, Novo Horizonte e Taquaritinga, esteve presente no minicurso "Introdução à gestão de qualidade em laboratórios", que aconteceu neste sábado, das 8h30 às 17h30, no Gran Rio Hotel, em São José do Rio Preto. Este foi o quinto dos sete treinamentos gratuitos a serem promovidos pelo CRQ-IV neste ano. Clique aqui para conferir o calendário do programa, que tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Voltado a profissionais que atuam em laboratórios de ensaios, o minicurso abordou os seguintes tópicos: importância da gestão de qualidade em laboratórios; tipos de sistemas de gestão; estrutura básica de um sistema de gestão de qualidade para laboratório; principais dificuldades na implantação; e auditorias.

O treinamento tem como base o livro "Gestão de Qualidade em Laboratórios" (confira abaixo no item "Livro" mais informações sobre a obra), de autoria do instrutor, o Bacharel em Química Igor Renato Bertoni Olivares. Formado pela PUC de Campinas, é mestre em Ambiente e Saneamento pela Unicamp e doutor em Ciências (Química Analítica) pela USP. Atualmente, Olivares trabalha como professor em tempo parcial no Instituto de Química da USP de São Carlos, lecionando disciplinas na área de Gestão da Qualidade e Ambiental, inclusive Estimativa de Incerteza, ISO/IEC 17025:2005, ISO 14001:2004, entre outras. Na área de Gestão de Qualidade, também atua em consultorias, treinamentos e publicação de trabalhos. Integra o quadro de avaliadores externos da CGCRE/Inmetro para avaliação de laboratórios segundo requisitos da ISO/IEC 17025:2005 e BPL. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cromatografia e Técnicas de Preparo de Amostras, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Gestão da Qualidade, ISO/IEC 17025, BPL, Validação, Cálculo de Incerteza, Cromatografia e Técnicas de Preparo de Amostras.

No vídeo a seguir, o instrutor ressalta a importância de se garantir a Qualidade em laboratórios de ensaio e analisa o crescimento da relevância das acreditações.




Andreza orienta alunos de escola técnica

Aprimoramento - A Técnica em Química Andreza Renata Zambelli, 37 anos, de Taquaritinga, busca se aprimorar constantemente em gestão de laboratórios. Ela considerou o treinamento como uma oportunidade de atualização para aqueles que já estão na área. "Como sou responsável pelos laboratórios de uma escola técnica, procuro aplicar os conhecimentos adquiridos na orientação aos alunos", explica Andreza, que entende haver pouco material disponível para estudos relacionados a área laboratorial. "Um curso como este, com bom material didático, atende a essa demanda", elogia.

Paulo é RT em uma fabricante de sucos

Andreza trabalha como auxiliar de docente na Escola Técnica Estadual (Etec) "Dr. Adail Nunes da Silva", também de Taquaritinga. Vinculada ao Centro Paula Souza, a instituição já teve alunos contemplados com o Prêmio CRQ-IV em 2013, na categoria "Química de Nível Médio" (clique aqui para conferir mais detalhes).

Um dos participantes residentes em São José do Rio Preto foi o Técnico em Química Paulo Rogerio Torres, 39 anos, que atua como Responsável Técnico na empresa Jet Suco, situada na mesma cidade. O profissional acredita que o aprendizado servirá como ponto de partida para um aprofundamento no assunto. "É necessário manter os conhecimentos em dia sobre as normas. Sem dúvida, garantir a qualidade nos laboratórios influencia diretamente na qualidade do produto final", salienta.
 

Clique aqui
para acessar a página do CRQ-IV no Facebook e conferir as fotos do treinamento.

Clique aqui para baixar a versão colorida da apostila deste minicurso.

Livro - Em sua 3ª edição, o livro "Gestão de Qualidade em Laboratórios" apresenta, de maneira simples e objetiva, um universo abrangente sobre a aplicação de Sistemas de Qualidade, visando atingir quem trabalha direta ou indiretamente na área; quem já está inserido em algum desses sistemas e busca mais conhecimentos; e, em especial, estudantes dos cursos de graduação das áreas de Química, Farmácia, Biologia, Engenharia etc.
Com preço de capa de R$ 48,00, pode ser adquirido no site da Editora Átomo.

Pesquisa - Ao final de cada minicurso, os participantes respondem a um questionário para medir o nível de satisfação com os treinamentos. A apuração de hoje trouxe os seguintes resultados:


1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?

Sim

Não

13

16


2) Por que se inscreveu para este minicurso?



Opções

Total

Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.

21

Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.

05

Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.

02

Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.

01

Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.

00


3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?

Sim

Não

29

00


4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 4, sendo 1 a nota mais baixa e 4 a mais alta.


A) Instrutor

Item/Conceito

1

2

3

4

Conhecimento sobre o assunto

00

00

01

28

Didática e clareza

00

00

01

28

Empenho na resolução de dúvidas

00

00

02

27


B) Estrutura física, instalações e serviços

Item/Conceito

1

2

3

4

Qualidade da sala de aula

00

00

01

28

Limpeza dos sanitários

00

00

02

27

Qualidade dos serviços de alimentação

00

00

01

28




Publicado em 07/11/2015

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região