Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Poli-USP busca parcerias com indústria química 

Freepik

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) está em busca de novas parcerias com empresas para ampliar a oferta de vagas de estágios para os alunos do curso de Engenharia Química. Reconhecido como um dos melhores do País, o curso segue a metodologia da Educação Cooperativa, na qual as atividades acadêmicas são alternadas com estágios. As empresas parceiras têm a vantagem de poder contratar estagiários em tempo integral, com disponibilidade para atuar em qualquer parte do Brasil ou do exterior, e com competências claramente definidas.

Diferentemente do sistema tradicional, no qual o aluno precisa conciliar os estudos com o estágio, no curso cooperativo ele pode se dedicar integralmente às atividades da empresa. “Na prática, o aluno frequenta os dois primeiros anos da graduação em regime semestral e, a partir do terceiro, ingressa no regime quadrimestral, quando alterna atividades acadêmicas com estágios. No total, são 16 meses de estágios em tempo integral, divididos em quatro módulos”, explica o engenheiro Caio Gonçalves Reginato, coordenador de Estágios do curso de Engenharia Química.

Vantagens - Desde o primeiro módulo de estágio os estudantes já têm competências claramente definidas, o que facilita o processo de seleção. “Fornecemos às empresas uma lista das tarefas e das funções que os alunos, de cada módulo, estão aptos a desempenhar”, diz Reginato.

Além de a empresa dispor em tempo integral de um aluno de graduação em escola de primeira linha, outra grande vantagem é a mobilidade. “Como ele não tem atividades acadêmicas durante o módulo de estágio, a empresa pode contar com o estagiário nos diversos pólos petroquímicos e industriais do Brasil e no exterior. Ele pode acompanhar projetos de Engenharia ou consultoria, por exemplo, em locais mais distantes, de acordo com as necessidades de quem o contrata”, acrescenta.

Atualmente, a Poli mantém parceria com cerca de 30 empresas, tais como Oxiteno, Akzo Nobel, DuPont, Braskem, Procter&Gamble e Raízen. Antes do início de cada quadrimestre, que ocorre nos meses de janeiro, maio e setembro, as ofertas de estágio são divulgadas entre os alunos e as empresas recrutam os interessados seguindo seus próprios critérios de seleção. Anualmente, são necessárias 240 vagas de estágio para suprir a demanda do curso.

O curso cooperativo de Engenharia Química já formou cerca de 600 alunos nos últimos dez anos, sendo que a maioria foi contratada pelas empresas onde eles estagiaram. “Por esse sistema, as empresas testam os estagiários no ambiente real do trabalho, uma vez que eles podem assumir compromissos e envolver-se em projetos com responsabilidades. Esse é um dos motivos do alto índice de contratação”, finaliza Reginato.

Serviço - As empresas interessadas na parceria podem agendar palestras e divulgar vagas pelos telefones (11) 3091-2273 e/ou pelo e-mail caiogr@usp.br. Mais informações nas páginas http://www.poli.usp.br/pt/empresas.html e http://www.poli.usp.br/pt/ensino/graduacao/aluno/atendimento-ao-aluno/sobre-a-graduacao-quadrimestral.html.






Publicado em 08/06/2015

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região