Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Têxtil - Conselho Regional de Química - IV Região

Têxtil 

 


Tecidos são formados pelo entrelaçamento de fios, que podem vir de fibras naturais (seda, algodão), artificiais (viscose, acetato) ou sintéticas (poliéster, poliamida-nylon). Nas indústrias têxteis, o trabalho dos químicos começa no tratamento da água que será empregada na fabricação. Por utilizá-la em grande volume, principalmente nas etapas de acabamento, a maioria das empresas opta por captar água diretamente dos rios e de outras fontes naturais, razão pela qual precisam submetê-la a processos, chamados físico-químicos, para eliminar impurezas.

Mesmo quando a água utilizada é proveniente da rede pública, há necessidade de submetê-la a tratamento para eliminar impurezas e excessos de produtos do tratamento, como o cloro, que podem prejudicar o processo de acabamento do tecido.

Os profissionais da química também atuam na fiação e tecelagem, de modo especial no desenvolvimento das fibras sintéticas. Suas atividades, no entanto, concentram-se na fase de acabamento, quando são usadas enzimas, soda cáustica e uma série de outros produtos e processos químicos.

Dependendo das condições em que os fios saem da tecelagem e do destino que lhes será dado, os profissionais da química desenvolvem tratamentos para que eles adquiram as características desejadas. Um deles é a desengomagem que, como sugere o nome, é usada para eliminar engomantes adicionados aos fios durante o tecimento para aumentar sua resistência. Depois de formado o tecido, no entanto, esses engomantes precisam ser eliminados, uma vez que formam uma camada sobre o tecido que impede a penetração de produtos usados nos banhos para acabamento. A desengomagem é feita com enzimas, num processo no qual a temperatura, o pH e a concentração dos produtos utilizados precisam ser rigorosamente controlados. Daí a importância do acompanhamento constante de um profissional da química

Tal como os engomantes, resíduos que aderem ao tecido durante sua fabricação, tais como poeiras, óleos e graxas, também dificultam os processos de acabamento. Por isso, eles são removidos num processo de limpeza conhecido como purga, que envolve produtos químicos como alvejantes, desengraxantes, detergentes e solventes.

Feitos estes e outros pré-tratamentos que forem necessários, parte-se para o tingimento. Esta é uma etapa que requer acompanhamento constante, quer no controle das matérias-primas utilizadas, tais como alvejantes, amaciantes, pigmentos e resinas, quer no controle dos parâmetros do processo de tingimento em si.

Se além de cor, for necessário aplicar uma estampa ao tecido desenvolve-se uma tinta em forma de pasta, combinando solventes, pigmentos e outros produtos. Essa combinação deve ser feita por um químico, que avaliará quais elementos e em que quantidade devem ser empregados para se obter o efeito desejado.

Outra função importante do profissional da química nas indústrias têxteis é o tratamento dos efluentes gerados no processo produtivo. Para evitar que ocorram danos ao meio ambiente, a água que será descartada passa por análises para controlar, principalmente, o pH, a concentração de pigmentos e a temperatura. De acordo com as conclusões das análises, serão usados processos de clarificação, neutralização e resfriamento, entre outros, de modo que a água a ser eliminada não polua o meio ambiente.

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região