Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Pesquisa sobre carbono volta a levar o Nobel
 
 
A Real Academia de Ciências da Suécia anunciou hoje os ganhadores do Prêmio Nobel de Química de 2010. Dois japoneses e um norte-americano foram os agraciados pelo desenvolvimento das chamadas reações de acoplamento catalisadas por paládio, uma ferramenta fundamental para a síntese orgânica de moléculas complexas, hoje amplamente usadas em áreas como a medicina, a agricultura e a eletroeletrônica. Por estudos iniciados há mais de 40 anos nesse campo, Akira Suzuki, de 80 anos, professor emérito da Universidade de Hokkaido,  Ei-ichi Negishi, de 75 anos, professor de química da Universidade Purdue, e Richard F. Heck, de 79 anos,  professor emérito da Universidade de  Delaware, dividirão em partes iguais o prêmio em dinheiro de US$ 1,5 milhão.
 
A fabricação de compostos sofisticados ou a reprodução, em laboratório, das grandes moléculas encontradas na natureza exige que os químicos alterem uma característica do carbono, elemento-base da vida: seus átomos são estáveis e não se ligam facilmente entre si. Várias técnicas já foram concebidas para resolver o problema. Nenhuma delas, no entanto, mostrou-se tão eficiente e limpa (sem gerar tantos resíduos) quanto as reações de acoplamento catalisadas por paládio.  O paládio faz com que os carbonos reajam e formem moléculas orgânicas complexas.
 
Heck foi o primeiro a usar, em 1968, o paládio como catalisador das ligações de carbono. No final dos anos 1070, Negishi introduziu compostos de zinco para facilitar a atuação do paládio e Suzuki adicionou o boro a esse tipo de reação, obtendo resultados ainda melhores.
 
Esta é quinta vez que a Real Academia de Ciências da Suécia confere o Nobel de Química a estudos envolvendo ligações de carbono. Anteriormente foram premiadas: a reação de Grignard (1912), a reação de Diels-Alder (1950),  a reação de Wittig (1979) e metátese de olefina (2005). É interessante ressaltar que o Nobel de Física deste ano foi para os descobridores do grafeno, um novo material composto exclusivamente de átomos de carbono.
 
Fonte: Agência Fapesp
 
Publicado em 06/10/2010
 

 
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região