Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2010 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Formação profissional e AIQ foram debatidos em fórum de professores


A sexta edição do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química foi promovida em São Paulo nos dias 18 e 19 de outubro de 2010, na sede do Conselho Regional de Química. Duas questões estiveram no centro dos debates: as iniciativas que marcarão o Ano Internacional da Química e a questão da formação geral do Profissional da Química. O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e teve a participação de 43 representantes de universidades federais, estaduais e privadas de várias regiões do Brasil.


Durante os trabalhos, foi apresentada a programação da SBQ para Ano Internacional da Química (AIQ-2011). Os participantes foram incentivados a propor outras atividades ou, pelo me­ nos, a aderir a alguma programação já existente. Para o professor Cesar Zucco, presidente da SBQ, foi uma discussão importante porque muitos participantes não tinham uma visão da grandeza do movimento em todo o País. “Foi feito um apelo para que todas estas atividades sejam colocadas no portal nacional (www.quimica2011.org.br). O portal foi feito graças a uma ação colegiada da SBQ e outras entidades ligadas à química”, ressaltou.


O presidente da SBQ lembrou que um dos objetivos do AIQ é mostrar a importância da química na vida de todos: “É um processo de popularização e divulgação, que vai mostrar que sem a química, a sociedade, o mundo contemporâneo, param. Além disso, temos que mostrar a importância da educação na química. O povo tem que entender o que é a química para cuidar melhor do meio ambiente, por causa da questão da sustentabilidade. Temos que reconhecer: muitos processos químicos não são amigáveis com o meio ambiente, mas se você fizer bom uso da química, é possível ajudar na sustentabilidade. E caminhamos aceleradamente para processos sustentáveis”, avaliou.


A formação dos futuros profissionais da química foi tratada em duas palestras durante o fórum. Segundo Zucco, dados apresentados no encontro mostraram que os problemas nessa área vão desde as instalações nas escolas até a qualidade das aulas ministra­ das. “Temos problemas sérios com professores, especialmente no ensino médio” afirmou. Tal deficiência, completou, faz com que muitos deixem a desejar principalmente em relação à didática.


Para Zucco, seriam necessárias duas medidas concomitantes para reverter esse quadro: o estabelecimento de  um plano de cargos e salários que leve as pessoas a se interessarem a fazer carreira no magistério e a implementação de programas de formação continuada.  “O salário bom dignifica e qualifica a função”, disse o professor.

 

Documento - O presidente da SBQ disse que tais questões serão aprofundadas nos próximos meses por grupos formados durante o encontro. “Um [grupo] vai levantar tudo o que foi discutido durante o fórum, elaborar um documento e encaminhá-lo às autoridades competentes, como o Ministério da Educação. O documento vai mostrar as ações que devem ser feitas em relação ao ensino da química. O outro grupo vai preparar ações futuras, já pensando no próximo encontro de coordenadores de graduação”.
 

O professor Zucco disse que a ideia é reunir em 2011 em um mesmo encontro os coordenadores da graduação e da pós-graduação para discutir ações conjuntas. Também foram aprovadas outras ações para melhorar a qualidade da graduação, como a alocação de bons professores nas aulas iniciais dos cursos de química.

 


Clique aqui para acessar o conteúdo publicado sobre o AIQ.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região