Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2010 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial-Soluções


A Química não perde sua capacidade de surpreender. Tantas vezes usada indevidamente como sinônimo de coisas ruins, a matéria de capa desta edição mostra o quanto aquela premissa é preconceituosa. A técnica para despoluição de águas, desenvolvida nos laboratórios da Universidade de Campinas, é um exemplo do quanto essa ciência pode contribuir para a preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida.

Outro trabalho destacado neste número trata do desenvolvimento de um novo método para análise de cocaína. Criado por duas jovens profissionais, ele poderá reduzir custos e acelerar o trabalho destinado ao combate às drogas.

A edição volta a destacar o Prêmio CRQ-IV, cujas inscrições serão abertas em novembro. O concurso é uma iniciativa que visa estimular os estudantes postulantes à profissão a investirem em pesquisas que, como as dos exemplos acima, proporcionem resultados benéficos para  toda a sociedade.
 

 
Leitores
 
Plásticos 1 - Gostaria de sugerir que fossem ministrados cursos na área de polímeros, processos de transformação de plásticos, suas aplicações e reciclagem. Precisamos mostrar que os plásticos podem ser utilizados sem agredir a natureza, conciliando meio ambiente e viabilidade econômica.

 
Técnico Marcos Paulo Machado Vilar
São Paulo /SP
  
 
A proposta será considerada na programação dos minicursos de 2011. Os profissionais podem sugerir outros temas e, inclusive, indicar instrutores.
 
Plásticos 2 - Um leitor sugeriu que a embalagem plástica que acondiciona o Informativo viesse com o símbolo de reciclagem. Entendo que a preocupação com o meio ambiente vai além disso. Vivemos em uma era informatizada, onde o uso do papel para impressão é sem dúvida uma atitude atrasada. Proponho um referendo para que os leitores optem por receber o Informativo impresso ou por e-mail, como fazem outras entidades. A economia gerada  poderá retornar como benefícios na forma de cursos e outras coisas realmente importantes.

 
Técnico Reginaldo Carvalho da Silva
Guarulhos/SP
 
A proposta tem sentido e, aliás, corrobora em parte o editorial publicado na edição passada. As facilidades e economia proporcionadas pelos meios eletrônicos são inegáveis. Especialistas ainda divergem sobre o assunto, mas não é absurdo imaginar que no futuro  apenas publicações muito específicas sejam produzidas em papel. Contudo, no mundo todo, inclusive nos países onde a informática é mais disseminada, o uso do papel não só continua absoluto como tem crescido, pois as pessoas preferem ler algo que tenham em mãos a ficar olhando para a tela de um computador. Caberá à sociedade decidir se abrirá mão disso em prol do meio ambiente.
 
Bolsa - Quero agradecer imensamente pela bolsa de estudo integral que ganhei para fazer o curso para analistas, promovido pelo CEP.
 
Bacharel Matheus Henrique Vieira
Taboão da Serra/SP
 
Só neste ano, a distribuição de bolsas para cursos de atualização já beneficiou mais de 100 profissionais. A divulgação dessas promoções é feita pelo site e os nomes dos ganhadores estão na seção "Sorteios".
 
Dia do Químico - Em apoio ao colega Celso Luiz/Lorena-SP (seção leitores da edição passada), gostaria de destacar que o Dia do Eng. Químico é 20 de setembro. Por favor, lembrem-se de nossa esquecida classe.
 
Eng.Anderson Flôres
Mogi das Cruzes/SP
 
A data em questão foi definida por outra entidade. Assim como o explicado ao Eng. Celso Luiz na edição 104, o Sis-tema CFQ/CRQs estabeleceu o dia 18 de junho para comemorar o Dia do Profissional da Química, classe a qual pertencem os Técnicos, Tecnólogos, Licenciados, Bacharéis, Químicos Industriais e os Engenheiros da Área Química. 
 
 

  
Para fazer comentários sobre o Informativo ou atividadades do CRQ-IV escreva para crq4.comunica@totalwork.com.br
informando seu nome e cidade.
As mensagens poderão ser resumidas.
 

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região