Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
AIQ-2011
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Minicursos
Noticiário
Perfil
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube
 



Matéria Anterior   Próxima Matéria

Entidades discutem ações para o AIQ


Representado por seu presidente, Manlio de Augustinis, o CRQ-IV esteve entre as entidades que participaram de uma reunião ocorrida dia 06 de julho para discutir ações relacionadas ao Ano Internacional da Química (AIQ), programado para 2011. O encontro foi organizado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e teve a participação de Jesus Miguel Adad, presidente do Conselho Federal de Química, de seu vice, Roberto Issa, e de representantes dos conselhos regionais de química da 3ª (RJ/ES) e 13ª (SC) Regiões, da Associação Brasileira da Indústria Química, Associação Brasileira de Engenharia Química, e da empresa BASF, que em 2011 comemorará 100 anos de Brasil.

No encontro, o presidente do CRQ-IV colocou à disposição os serviços e instalações da entidade para auxiliar na montagem e divulgação dos projetos. Ele também informou que o Conselho, por meio de sua Comissão de Divulgação, desenvolve há anos um trabalho visando desmistificar a química a partir da publicação de artigos voltados para estudantes e o público leigo. O material produzido encontra-se disponível na seção QuimicaViva do site do Conselho.

O AIQ foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas e sua meta é difundir o conhecimento e a educa­ ção química em todos os níveis. Com o slogan “Química para um mundo melhor”, a iniciativa também celebrará os benefícios proporcionados por essa ciência à humanidade e promoverá uma reflexão sobre o papel da Química na criação de um mundo sustentável.

A SBQ vem liderando as ações no Brasil. Em 2009, promoveu um concurso para escolha do logotipo a ser utilizado no País ao lado da marca oficial das comemorações. Também criou um site específico para divulgar o evento, que tem uma seção voltada para o público infantojuvenil, chamada QDi+ e outra, denominada Química Nova Interativa, que disponibiliza vídeos e animações que auxiliam o estudo por  alunos dos níveis fundamental e médio. A entidade aguarda a liberação, por parte do Ministério da Ciência e Tecnologia, de uma verba de R$ 2 milhões para aplicar em outros projetos relacionados ao AIQ. 


Clique aqui para ler o conteúdo publicado sobre o AIQ.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região