Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2010 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Cerimônia premiou estudantes e homenageou profissionais veteranos


O CRQ-IV realizou dia 17 de junho de 2010 a cerimônia em comemoração ao Dia do Profissional da Química, cuja data oficial é 18/06. Promovido na sede da entidade, na capital paulista, o evento teve a participação de 130 profissionais e seus familiares. Como tradicional-mente ocorre, foram entregues o Prêmio CRQ-IV aos estudantes e seus orientadores e feitas homenagens aos profissionais com registros mais antigos no Conselho. Também houve a entrega do prêmio Geraldo Vicentini ao estudante vencedor da etapa paulista da Olimpíada Brasileira de Química, competição esta organizada pela Associação Brasileira de Química (ABQ).

Ao fazer a abertura da cerimônia, o Engenheiro Químico Manlio de Augustinis, presidente do Conselho, lembrou que a data era uma referência à promulgação da Lei 2.800/1956, que criou os Conselhos Federal e Regionais, permitindo que, a partir de então, os próprios integrantes da Classe passassem a regulamentar e fiscalizar as atividades na área química. Depois de fazer um breve relato de algumas atividades do CRQ-IV, Augustinis agradeceu o apoio dos patrocinadores do evento, a Qualicorp Soluções em Saúde – com quem o Conselho firmou convênio no início deste ano para possibilitar aos profissionais acesso a planos de saúde em condições mais vantajosas – e o Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp), que juntamente com o Conselho vem promovendo diversos cursos destinados ao aperfeiçoamento profissional.

O primeiro a ser premiado foi o estudante do 3º ano do ensino médio do paulistano Colégio Bandeirantes, Pedro Montebello Milanida, vencedor da competição promovida pela ABQ e que neste ano teve como tema “Química verde: rumo aos produtos e processos sem impacto ambiental”. O prêmio foi entregue pelo professor Fernando Rei Ornelas, diretor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP). Em seu discurso, ele explicou que o principal objetivo da olimpíada é difundir  a ciência e a tecnologia entre os estudantes do nível médio. Salientou que cada vez mais os jovens têm demonstrado interesse por esse assunto, particularmente pela ciência química. O diretor do IQ-USP afirmou, ainda, que os estudantes brasileiros têm se destacado em competições internacionais nessa área. Na edição de janeiro deste ano, aliás, o Informativo CRQ-IV destacou a conquista da medalha de ouro por estudantes brasileiros que disputaram a XIV Olimpíada Iberoamericana de Química, ocorrida de 04 a 11 de outubro de 2009, em Havana, Cuba. Ornelas encerrou seu discurso agradecendo ao CRQ-IV por figurar entre as entidades que apoiam a organização das olimpíadas.

A seguir, foram feitas homenagens aos profissionais com registros mais antigos na entidade. Os três que compareceram receberam, das mãos do presidente do CRQ-IV, uma placa de honra ao mérito. Foram agraciados Hiram Rey de Toledo, Técnico Químico, registrado desde 1957; Gilberto Diegues, Bacharel em Química, que se vinculou em 1970; e Hans Virtler, Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas, registrado desde 1964 e que atualmente ocupa a vice-presidência do Conselho. O Engenheiro Químico José Silveira Campos Dantas, registrado desde 1959, não pôde comparecer à cerimônia e recebeu sua placa de honra ao mérito posteriormente.

A etapa seguinte e final destinou-se à entrega do Prêmio CRQ-IV. Trata-se de um concurso público para estudantes de cursos técnicos e superiores na área química que devem apresentar um trabalho sobre qualquer tema relacionado à química. O trabalho deve ser orientado por um professor ou Profissional da Química que atue na área objeto do trabalho. Dividida nas modalidades Química de Nível Médio, Química de Nível Superior, Química de Nível Superior com Tecnologia e Engenharia da Área Química, a competição garante ao vencedor em cada uma delas um certificado e a importância de R$ 8 mil. O orientador do trabalho recebe R$ 3.750,00. Dos valores são descontados os impostos pertinentes.

Veja abaixo as imagens dos premiados/homenageados:
 


 

 

Pedro Montebello Milanida, vencedor da etapa paulista das Olimpíadas Brasileiras de Química, recebeu o prêmio entregue por Fernando Rei Ornelas, diretor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo.

 

 

Profissionais com registros mais antigos 
   
 O Técnico Químico Hiram Rey de Toledo   O Bacharel em Química Gilberto Diegues

 

 
 Hans Viertler, Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas e vice-presidente do CRQ-IV

 
 
Prêmio CRQ-IV 
Química de Nível Médio Química de Nível Superior
O orientador José Carlos Mancilha e os  estudantes Alunos Anderson Aparecido do Prado, Fernanda Aparecida Lopes e Francine Pereira Farias, da Escola Senai Luiz Simon  (Jacareí),autores do trabalho "“Projeto de Produção de Biodiesel em processo contínuo”.  A estudante Andreza Cristina Souza Silva e a orientadora Ana Maria Pires, da Faculdade de Ciências e Tecnologia  (Unesp – Campus de Presidente Prudente), autoras do trabalho “Íons Terras-Raras como sondas estruturais: investigação da influência de íons terras-raras na dopagem do semicondutor Zn7Sb2O12”.
Química de Nível Superior com Tecnologia Engenharia da Área Química
O estudante Anderson de Jesus Bonon e o orientador Dalmo Mandelli, da

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, autores do trabalho “Oxidação verde de Hidrocarbonetos e produtos naturais catalisada pelo Titânio-Silicato Ti-MMM-2/H2O2”.

estudante Edimilson Cândido Leonel e o orientador Paulo Sérgio Calefi, da Universidade de Franca, autores do trabalho “Aproveitamento da Glicerina proveniente da Produção de Biodiesel na Obtenção de Adsorventes para Cr3+ de rejeitos de curtumes”.

 

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região