Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2009 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Ética - O que você faria?


A mensagem a seguir foi repassada ao CRQ-IV, no início de setembro, por um profissional que está com seu currículo na Bolsa de Empregos. Cabe salientar que a iniciativa dele foi pautada por dois princípios que nós, cidadãos, deveríamos observar: a ética e a moral. Desempregado, o profissional optou por denunciar o que poderia se transformar numa irregularidade a ceder ao "convite" para vender seu nome e ganhar algum dinheiro sem sequer colocar os pés na empresa.

Se tivesse pensado apenas em si, entraria para o chamado time dos "calígrafos", pseudos profissionais que, desprovidos de ética e até mesmo por não gostarem de trabalhar, aceitam se vender com responsáveis técnicos. Quem age assim afeta a credibilidade de toda uma classe profissional e, pior, pode causar danos ao consumidor, à sociedade e ao meio ambiente.

Os nomes do denunciante e do autor da proposta – que se diz engenheiro – foram propositalmente omitidos. O texto está reproduzido na íntegra – exceto as palavras em negrito e grifadas –, inclusive com os erros de português.


"Vi seu curriculum na bolsa de empregos do CRQ 4 região. Estou a procura de profissional de quimica que possua o CRQ devidamente regularizado para que possa regularizar minha empresa que esta se iniciando.


Sou do litoral norte de São paulo e tenho aqui um comércio a 16 anos , Recentemente comprei equipamentos e me lançei a produzir texturas, massas e seladoras a base agua. Quero também produzir tintas e outros produtos sómente a base agua.


Quero crescer organizado, ainda produzo muito pouco pois é dificil aprender quimica da noite para o dia apesar de ter adquirido junto com os equipamentos várias fórmulas que são boas mas que podem ser aprimoradas.

Estou produzindo em carater experimental e conseguindo ótima qualidade mas quero estar correto com a lei para expandir as vendas. Procuro um técnico ou eng. quimico que possa anotar a responsabilidade técnica e desta forma regularizar a empresa junto ao CRQ.

A empresa já esta aberta e regularizada junto a outros orgãos, falta regularizar no CRQ. Gostaria de saber se tem interesse, no caso não tenho condição de contratar em tempo integral, no momento, seria apenas para ser responsavel técnico sem acompanhamento ou com acompanhamento parcial se preferir.

Como já falei, é um começo dificil pois as despesas com burocracia vem primeiro que o lucro, e começar neste pais não é façil. Tenho conhecimento que responsaveis técnicos em quimica podem ser por mais de uma empresa conforme vi no termo e para o momento é o que estou precisando. Caso tenha interesse me faça sua proposta para tal e quem sabe podemos crescer junto.

Em tempo, te darei todas as garantias para ficar tranquilo pois sou nascido e criado aqui com familia tradicional e temos um nome sólido a zelar. Não é uma aventura, é um trabalho sério. Sou Eng. Civil a 25 anos e este projeto esta dando certo e por isso preciso estar correto diante da lei para dar mais certo ainda".




 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região